Os nossos Autores



Ildo Isac Temótio


Nasceu a 22 de novembro de 1999, em Matola, Província de Maputo, Moçambique.


Na qualidade de estudante finalista do curso de Sociologia na Universidade Pedagógica de Maputo, é Vice-presidente do grupo cultural da mesma instituição.


Sente-se poeta, seduzido também pela prosa, cantor, compositor e ator de teatro.


Em 2017 assume a escrita, muito influenciado pelas leituras de Eduardo White - maior fonte de inspiração -, João Mendes, Mia Couto, Rui Zink, e pelas conversas com o escritor e amigo Ernestino Maúte.


Em 2018, termina o seu projeto literário Retrato na Segunda”, uma obra poética.


Em 2019 participa num concurso de poesia, promovido pela Fundação Emílio Leite Couto. No mesmo ano, junta-se ao Departamento Cultural da Universidade Pedagógica de Maputo, tendo participado num projeto literário de nome "Oxigénio", com Mélio Tinga e outros.


2020 - Publicado na antologia “Quarenta poemas em quarentena”.


2022 – Participa nas antologias “Espíritos Quânticos”, “EscritAfricando 21” e “Água”, enquanto termina outro projeto poético “Uma encruzilhada na beirada da orgia:uns poemas de mortalha”.


2023 – Começa a publicar os seus textos na revista literária “Tenacidade das palavras” e torna-se num dos autores inscritos na plataforma literária “Catalogus”. Participa na coletânea EscritAfricando 22, publicada pela Ser Mais Valia, 2023.