Dia da Ciência (10 de novembro)

Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento

 

Atualmente a ciência tem um papel imprescindível na edificação de um mundo melhor. Chegamos a um momento decisivo na história da humanidade: salvar o nosso planeta, isto é a casa em que vivemos, cuidando das suas riquezas ou tirando as bases de vida a nós mesmos e às futuras gerações. Mudanças são necessárias e sem elas e sem uma distribuição justa do acesso aos recursos naturais vai ser difícil viver em paz e garantir o bem-estar. É preciso fazer escolhas para conseguir transformar a forma de habitar o mundo que necessita mudanças do estilo de vida e de como viver em sociedade.

A ciência mostra muitos caminhos para o desenvolvimento humano. A ciência tem feito muitas descobertas na área tecnológica, nas ciências naturais e sociais e investigou modelos inovadores de funcionamento da economia. O que é preciso é o discernimento, a escolha boa que não deixa ninguém para trás e que não causa danos. O papel da ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento tem estas duas vertentes:

  • investigar alternativas e trazer a evidência que são sustentáveis socialmente, economicamente e ecologicamente, isto é criar o menu da escolha
  • equipar-nos com as ferramentas de avaliação sobre o melhor caminho.

Passo a mencionar uns exemplos: a problemática dos recursos energéticos sustentáveis pode ser resolvida tecnologicamente, existem suficientes alternativas para as energias fosseis e maneiras de uso eficaz da energia.  A ciência provou a eficácia destas inovações e está a melhorá-las incansavelmente. Resta-nos aceitar as mudanças. Estamos a assistir neste momento as negociações na COP26, porque a concretização do uso de fontes renováveis depende de muitos intervenientes: da vontade política, da vontade dos fornecedores da energia até a vontade de mudança de hábitos pessoais.

Na pandemia de Covid 19 a ciência uniu-se com empresas investidoras e fez um enorme esforço para desenvolver uma vacina segura em pouco tempo. Há evidencia científica suficiente que a vacina protege os utentes de doença grave por Covid e que salva-vidas. A aceitação da vacina pelas pessoas, a implementação de campanhas de vacinação e o acesso as vacinas em todos os países do mundo são responsabilidades dos governos e das pessoas. A ciência pode desenvolver ferramentas eficazes de comunicação e publicidade, mas a decisão do uso e da distribuição sempre cabe às pessoas e detentores do poder.

 

Hemma Tengler
Investigadora do CESA e Oficina Global

 

 

direitos de imagem: “globos por la Paz” by kinojam is licensed under CC BY-NC-SA 2.0