«…a solidariedade deve ser ensinada às crianças, cultivada entre os adolescentes e desenvolvida entre os adultos»

4 PERGUNTAS A… Lincoln*

A presente Direção da SMV vai fazer o último ano do atual mandato. Bom momento para olhar para trás e, sobretudo, olhar para a frente. A palavra ao presidente.

1 – Lincoln, é médico e é um homem muito atento ao mundo e aos seres humanos em dificuldades extremas. O que o move e quando surge em si esse sentido de ser solidário? «A solidariedade não é facultativa, mas um dever» – subscreve estas palavras de Jorge Sampaio?

Não sei como surgiu. Sempre me conheci com “este lado” de preocupação com quem à minha volta tivesse alguma necessidade. E esta atenção foi crescendo à medida que fui progredindo tanto no percurso pessoal como profissional. Subscrevo totalmente as palavras de Jorge Sampaio, uma Pessoa que sempre admirei. Poderia acrescentar que a solidariedade deve ser ensinada às crianças, cultivada entre os adolescentes e desenvolvida pelos adultos. Reconheço que é difícil na sociedade atual, que num primeiro olhar se vislumbracomo individualista, preocupada com a recompensa imediata e onde os meios de comunicação têm contribuído para banalizar a vulnerabilidade e o sofrimento.

2 – Na qualidade de presidente da SER MAIS VALIA e a meio do seu mandato, ainda há muito para fazer? As metas a que se propôs estão a ser conseguidas?

Há sempre muito para fazer numa Associação dedicada ao desenvolvimento e cooperação num contexto de promoção do envelhecimento ativo. Os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) são dos principais guias orientadores do nosso trabalho. Acreditamos que a cooperação e o desenvolvimento se desenvolvem sempre num plano bilateral, ou seja, só existem na proporção do diálogo entre quem recebe e quem oferece nas diferentes áreas de atuação das organizações. Infelizmente, e na sequência da pandemia, as desigualdades entre países, regiões e continentes acentuaram-se. Tome como exemplo a vacinação anticovid cuja taxa de cobertura em África não ultrapassa 3% da população.

3 – Estamos, neste momento, a sair da bolha de uma pandemia que nos obrigou (quase) a parar. Foi um período difícil para a SMV e em que tivemos de nos reinventar?

É verdade, foi um período muito difícil. A pandemia obrigou-nos a suspender a quase totalidade das missões não apenas pela grave situação sanitária nos locais de missão como pelo risco acrescido para os nossos voluntários. Contudo, a pandemia constituiu também uma oportunidade para a inovação e criatividade. Na Ser Mais Valia criámos novas metodologias de contato com os parceiros, desenvolvemos  plataformas eletrónicas que facilitaram muitas sessões de formação e mostraram novos caminhos por explorar no contexto deste trabalho. Devo aqui referir com gratidão a atuação inexcedível das nossas voluntárias e voluntários do Projeto Mentoring  -Portugal junto dos estudantes que apoiam, levando-lhes ajuda e também palavras e presença que contribuíram para vencer a solidão, as dificuldades e a desesperança de alguns.

4 – A SMV é uma associação com características muito especiais – sobretudo pela idade dos seus associados – e única no nosso país. Para si, qual é o foco, o propósito fundamental ou a priorização da nossa associação?

A Ser Mais Valia, tanto quanto sei, tem caraterísticas únicas no nosso país. Trata-se de uma Associação que congrega pessoas com mais de 55 anos que, ainda saudáveis, desejam partilhar os seus conhecimentos e experiência com as comunidades e Instituições que se debatem com necessidades específicas a nível da educação, saúde, tecnologias de informação, direitos humanos e cidadania e outras áreas. Com isto não quero dizer que excluímos pessoas mais novas. Antes pelo contrário, acolhemo-las com entusiasmo para nos acompanharem nas atividades para as quais somos solicitados.

O foco da nossa associação é também cuidar dos nossos associados e através deles contribuir para o desenvolvimento das comunidades que nos solicitam ajuda. Para divulgação dos seus trabalhos, a SER MAIS VALIA dispõe de um site (www.sermaisvalia.org) de facebook (https://m.facebook.com), Instagram, newsletter e um boletim interno. Vale a pena visitar estes locais para conhecer a diversidade das nossas realizações.

Atualmente a Ser Mais Valia expandiu a rede de cooperação com Instituições e associações congéneres e encontra-se numa fase de crescente solicitação para parcerias no âmbito dos seus objetivos.

Acredito que a Ser Mais Valia tem um lugar consolidado no âmbito da cooperação e desenvolvimento. E vai crescer, expandir e trabalhar com crescente entusiasmo, compromisso e transparência.

 

*Lincoln Justo da Silva, médico pediatra, presidente da Associação Ser Mais Valia, é profundamente solidário e muito ativo na área social.

Um homem atencioso e atento.

 

Recolha de Isabel Amorim, Voluntária da SMV