Quem Somos

Os anos enrugam a pele, mas renunciar ao entusiasmo faz enrugar a alma.
Albert Schweitzer

Temos como objetivo constituir uma bolsa de voluntários com idade igual ou superior a 55 anos, para desenvolver projetos de voluntariado e cidadania, através da partilha de conhecimentos, competências e saber acumulado.

Na S.M.V. valorizamos o envelhecimento ativo, promovemos a intergeracionalidade, integrando os mais novos no trabalho dos voluntários seniores. Conscientes da importância do trabalho em rede, não descuramos a oportunidade de colaborar e criar parcerias com organizações nacionais e internacionais com finalidades semelhantes.

O campo de atuação da S.M.V., inclui as áreas de cooperação para o desenvolvimento cultural, social, ambiental, cívico, económico, educativo e da saúde.

Toda a atividade da S.M.V é realizada em regime de voluntariado

Como Fazemos

MO133
Moinho em Movimento

Integramos projectos de diferentes parceiros nacionais ou internacionais, em missões de voluntariado, com uma duração máxima de dois meses quando fora do país.

Realizamos ações de diagnóstico, de acompanhamento ou de capacitação, visando o reforço de competências e a sustentabilidade das intervenções, numa lógica de cooperação para o desenvolvimento.

O que Pretendemos

Partilhar

Conhecimentos

Competências

Experiência profissional

Participar

Em projectos que visem a promoção e desenvolvimento de indivíduos e comunidades, em cooperação:

PALOP

Portugal

Outros Países

O NOSSO COMPROMISSO

Missão

Desenvolver um projeto de solidariedade social e realização de cooperação que integre e aproveite as capacidades e competências de cidadãos com mais de 55 anos, propiciando-lhes atividades em regime de voluntariado em Portugal, nos PALOP ou noutros países.

Visão

Tendo por base práticas de sustentabilidade, responsabilidade e ética, colocar o saber acumulado e experiência dos voluntários ao serviço da comunidade.

Valores

Promoção e defesa dos Direitos Humanos numa visão de contributo para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

62

Voluntários

15

Parceiros

3

Países

27

Missões Realizadas