Órgãos Sociais

Direção

Lincoln3

Lincoln Justo da Silva
Presidente

Nasceu em Lourenço Marques (Moçambique).

Licenciou-se em Medicina em 1970 na Faculdade de Medicina de Lisboa. Doutorado em Pediatria e Professor auxiliar aposentado da Faculdade de Medicina de Lisboa.  Mestre em Educação Médica pela Universidade de Walles -UK/FML. Chefe de Serviço aposentado da Unidade de neonatologia – Departamento de Pediatria do Hospital Santa Maria, Lisboa.

Desde 2004, efetua, missões em Moçambique e Guiné Bissau como Médico Pediatra voluntário. Dedica-se à formação e capacitação dos profissionais de saúde materna e infantil dos hospitais distritais, rurais e centros de saúde em áreas remotas.

Voluntário na Associação João XIII que apoia os sem-abrigo na zona de Santa Apolónia, Lisboa e na LinQue Ped-IPSS como medico de cuidados paliativos pediátricos no domicílio.
Trabalha como Pediatra em clínica privada, em Lisboa.

lincolnjustodasilva@gmail.com

Ana Lopes 3

Ana do Carmo Rodrigues Correia Lopes
Vice-presidente

Nasceu em S. Miguel nos Açores.

Sócia fundadora da SMV, fez parte do grupo que concretizou a transição do Projeto Mais Valia para a Ser Mais Valia em 2016. Integra a Direção desde o primeiro mandato.

Possui o mestrado em Gestão e Organização e trabalhou na área durante 45 anos – 12 anos no privado e 33 anos na Administração Pública.

Foi colaboradora da FCG durante 9 anos – acompanhamento da execução financeira dos projetos “Reestruturação Curricular do Ensino Secundário em Timor Leste”, “Playgroups” e Intesys.

Integrou a equipa de avaliadores independentes do Projeto Europeu “Cidadania Ativa”, liderado pela FCG.

Como voluntária da SMV efetuou uma missão no Hospital Pediátrico S José de Bôr na Guiné-Bissau em 2018 e integrou uma missão do Camões, I.P. na Ilha de Moçambique no âmbito da Cooperação Portuguesa, em 2019. Impulsionou a criação e desenvolvimento do Projeto Mentoring SMV.

Como voluntária da RH+50, participou no Projeto de acompanhamento/mentoria de estudantes do 12º ano da Escola Secundária Seomara da Costa Primo, na Amadora.

anacarmolopes@sapo.pt

Maria Fernanda de Belém Pereira Lima Cabaço Gomes

Vogal

Maria Fernanda Gomes, 74 anos, aposentada desde 2006, é associada fundadora da Ser Mais Valia.

De origem transmontana, viveu em Moçambique, Macau e  Portugal.

A sua vida activa teve início num Gabinete de Estudos e Planeamento ligado ao turismo, passando mais tarde pela programação e análise informática num grande grupo empresarial.

Mas a sua real opção de vida foi a Educação – professora formadora na área da matemática nos diferentes graus de ensino, em 3 continentes. O terminus foi na ESEL.

A sua atividade como voluntária teve início em 2001, em Moçambique. Atualmente é membro ativo da Amnistia Internacional – Cogrupo China e voluntária no Estabelecimento Prisional de Tires. Integrou a bolsa de voluntários da FCG no projeto Mais Valia”.

mar.mariafernanda@gmail.com

Edite Maria da Silva Morujão
Vogal

Edite Maria da Silva Morujão, nasceu na freguesia de Sanfins, concelho de Santa Maria da Feira em 27 de agosto de 1954.

Licenciou-se em Medicina em 1977, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. É especialista em Pneumologia e Medicina Intensiva. Exerceu  atividade clínica hospitalar em Castelo Branco, Matosinhos e Braga e foi Coordenadora da vigilância epidemiológica, prevenção e controlo de infeção hospitalar na UCI e ainda Codificadora clínica.

Fez Pós-Graduação em Gestão de Projetos de Cooperação para o Desenvolvimento, na Universidade Católica do Porto, em 2018/19.

Integrou a bolsa de voluntários do Projeto MaisValia, da Fundação Calouste Gulbenkian em 2015. Fez missão na Guiné-Bissau em 2016, colaborando num plano de intervenção no SU do Hospital Simão Mendes, com o objetivo de melhorar a qualidade na prestação de cuidados de saúde.

editemorujao@gmail.com

Edmundo Baptista Cardeira
Tesoureiro

Nasceu em Leiria, mas viveu grande parte da sua vida em Angola. É engenheiro de formação, trabalhou sempre em empresas de telecomunicações. Descobriu o voluntariado quando se reformou, não tinha qualquer tipo de experiência nesta área até então.

Colabora na fundação Manuel Violante e é membro recente da direção da SMV. Gosta e investe em informática, que é a sua área de atuação nas ações de voluntariado em nome da Ser Mais Valia.

Participou em duas missões (Angola, ainda na FCG, e Guiné-Bissau).

edmundo@cardeira.net

Mesa da Assembleia Geral

Presidente: Maria Mafalda França Luz Pedro
Vice-Presidente: Maria José Bairrão Mota de Matos
Secretária: Maria do Rosário de Carvalho Vidal

Suplente: Bárbara Cristina Terry Pereira Henriques

Conselho Fiscal

Presidente: Maria Dulce Gomes Ribeiro Barata
Vogal: Rui Manuel Gouveia Lopes dos Reis
Vogal: Raul Leal Gaião

Suplente: Pedro Nuno Lopes Coutinho