A Nossa História

Uma história tem sempre princípio, meio e final e a nossa, apesar de ainda ser curta no seu tempo, iniciada em 2016, continua viva e não se prevê o seu final.

A Associação Ser Mais Valia – Associação de Voluntariado para a Cidadania e Desenvolvimento (S.M.V.), foi fundada em 30 novembro de 2016, na sequência do projeto Mais Valia da Fundação Calouste Gulbenkian, iniciado em 2012 por duas personalidades determinantes, a Dra. Maria Hermínia Cabral, Directora do Programa Parcerias para o Desenvolvimento e a Dra. Elisa Santos, gestora do Projeto.

Desde 2016 até 2020, já realizamos 16 missões nos P.A.L.O.P., em áreas como direitos humanos e cidadania, educação, tecnologias de informação, gestão e administração hospitalar e saúde. Executamos ações específicas em resposta à solicitações de diversas Instituições-P.A.L.O.P., sempre com o objetivo de capacitar os recursos locais, com respeito pelos seus valores e cultura, tentando garantir a sustentabilidade dos nossos projetos.

A nível nacional e através do PROJETO MENTORING, temos vindo a apoiar os jovens estudantes P.A.L.O.P. em áreas como a melhoria da competência em Língua Portuguesa, no apoio específico em diversas áreas curriculares, apoio em mestrados e doutoramentos e, não menos importante, acompanhamento personalizado na sua adaptação ao contexto sociocultural dos locais onde se instalam, muito diversos dos seus locais de origem.

Ainda a nível nacional, colaboramos com a Associação MOINHO EM MOVIMENTO apoiando a promoção do envelhecimento ativo das mulheres africanas numa área próxima de Lisboa, capacitando-as no uso de tecnologias do quotidiano, melhoria da Língua Portuguesa e no autocuidado em saúde.

Esta é uma história sem final previsto e com muito trabalho para realizar, com voluntários cheios de energia e vontade de participar e cooperar para o desenvolvimento e exercício ativo dos seus direitos e deveres de cidadania e de intervenção social.