Associação Amigos das Escolas

uma associação, um projeto de desenvolvimento
em Cacine, na Guiné-Bissau

 

A associação Amigos das Escolas diz de si mesma que trabalha por “uma causa nobre: a EDUCAÇÃO!”. Assim, em maiúsculas. Mas de imediato mostra que tem da educação um sentido amplo, pois diz que é “uma associação de ‘voluntários’ de cariz educativo, social, filantrópico para a inter-cooperação e o desenvolvimento”. Onde? Na Guiné-Bissau, mais especificamente em Cacine, no sul do país.

Ainda segundo a apresentação que faz de si mesma na internet, são vários os “ramos” da sua atuação: criação de escolas; criação de bibliotecas comunitárias junto às escolas; formação de professores; apoio às escolas com material didáctico; formação de agentes de saúde e educação; incentivo à saúde preventiva e combate a sida, paludismo, ébola, cólera e tuberculose; fornecimento de medicamentos básicos às populações ribeirinhas; promoção da saúde bucal; criação de rádios comunitárias; apoio às comunidades na criação de pequenos negócios; e promoção de meios para melhorar o ecossistema. É, podemos dizer, o conceito de desenvolvimento global e integrado.

O princípio de tudo ocorreu quando o pastor José Valberto chegou a Cacine em 1996 e decidiu criar um jardim de infância. Hoje, a Escola Betel cresceu e leciona até ao 12º ano. Além disso, faz formação de professores no sentido de tornar  “cada professor um agente de desenvolvimento sustentável”. Não admira, por isso, que a biblioteca tenha uma postura ativa de incentivo à leitura.

Uma Escola de Informática, cuja importância não é necessário explicar, e uma rádio local, a Rádio Voz de Paz, são outros ramos de trabalho desta comunidade rural.

E agora, uma nova frente de trabalho está lançada: a abertura de um poço, para que as pessoas tenham água de qualidade com menores custos pessoais.

A Ser Mais Valia participa na campanha para a angariação de fundos que garantam dotar esta comunidade de um recurso estratégico, quer em qualidade de vida corrente, quer em termos de prevenção da saúde. Uma das missões da SMV foi dirigida à sua Escola de Informática, onde esteve a fazer formação o voluntário Edmundo Cardeira.

Cacine fica a quase 300 km de Bissau, a capital. Tem uma população de perto de 12.000 habitantes, que residem em 53 tabancas ou aldeias. A maioria da população vive da pesca e da horticultura. Durante o período chuvoso é difícil o acesso à capital causando prejuízos por falta de meios de escoamento de produtos e até os sinais de rádios ficam quase inexistente. O povo vive em total isolamento!

Não é difícil perceber quanto é decisivo para estas pessoas o projeto que o pastor José Valberto lidera. Mas, por agora, foquemo-nos na necessidade de abrir um poço em Cacine. Para o pastor José Valberto, «o poço é fundamental para toda a população para que possam obter água potável diariamente garantindo-os saúde». E acrescenta como mote: “Água limpa, tabanca saudável.”

Para mais informação: http://amigosdasescolas.org/