Acções em Plano para 2019

O ano de 2019 constitui mais um desafio para a nossa Associação, com novos projetos nas suas áreas fundamentais de atuação – educação, saúde, cidadania e desenvolvimento, nos PALOP e em Portugal, bem como continuar a desenvolver projectos que já foram postos em acção em anos anteriores.

Na Assembleia-Geral, de 27 de Novembro passado, foi aprovado o Plano de Actividades para o corrente ano, estando previstos projectos na Guiné Bissau, Moçambique, Angola e Portugal, os quais aqui apresentamos resumidamente.

Voltamos à Guiné-Bissau com várias missões de “Reforço de competências na Língua Portuguesa”, na Escola Nacional de Saúde, nas Aldeias SOS e ainda com cursos intensivos para estudantes bolseiros do Camões I.P.

Ainda na Guiné-Bissau, em resultado de uma intervenção continuada no Hospital de S. José, em Bôr, e da celebração de um Protocolo de colaboração, em Outubro de 2018, vamos prosseguir o Projeto + Qualidade HPSJB, o qual abrange as áreas da capacitação na língua portuguesa, da capacitação dos profissionais de saúde e do reforço da qualidade na área da gestão hospitalar.

Em Angola, e no prosseguimento da cooperação estabelecida entre as entidades responsáveis pelo Centro de Recursos Educativos de Calumbo (Missionários Passionistas) e a SMV, iremos desenvolver o Projeto de Formação em Tecnologias da Informação e Comunicação, destinado a reclusos da Unidade Prisional do Kakila.

Em Moçambique, perspetiva-se dar continuidade à parceria com a AidGlobal, no projecto Passaporte para a Leitura, no Chibuto.

Respondendo a solicitação do Hospital Rural do Songo, em Tete, Moçambique, está previsto o Projeto Reforço de Competências em Pediatria e Maternidade –dirigido a pessoal de saúde com funções no serviço de pediatria e maternidade deste Hospital.

Igualmente em Moçambique, o Projeto FAMBA 2 – Sustentabilidade das Instituições/Pedagogia e trabalho comunitário reformula e permitirá uma nova intervenção em instituições de acolhimento de crianças e jovens órfãos e vulneráveis, abrangendo ainda elementos das comunidades em que se situam as instituições.

Mas também em Portugal, continuar-se-á o Projeto Mentoring Ser Mais Valia, no âmbito do qual é prestado apoio no percurso universitário e de inserção social a bolseiros guineenses do Camões I.P. e da Fundação Novo Futuro de S. Tomé e Príncipe.

Continuaremos a desenvolver o Projeto Mulheres Africanas, que se insere no Programa de Desenvolvimento Comunitário (KCidades) da Fundação Aga Khan, com vista ao desenvolvimento de ações que promovem o empoderamento de mulheres africanas residentes em Portugal.

De igual modo se perspectiva continuar o Projeto de apoio ao Leigos para o Desenvolvimento (ONGD) – Centro de S. Pedro Claver, com a participação de voluntários no curso de português para estrangeiros.

E esta vai ser a nossa forma de sermos uma “mais valia” em vários cantos do mundo.

M.J.M.