Assembleia no Centro Ismaili

No passado dia 27 de novembro  realizou-se a Assembleia Geral dos associados da Ser Mais Valia, que  decorreu no Centro Ismaili, em Lisboa.

Para além do cumprimento do Regulamento Interno onde, no seu art. 15º, se estipula que os associados reúnam em Assembleia Geral “até 30 de Novembrode cada ano para apreciação, discussão e votação do Plano de Atividades e do Orçamento para o ano seguinte, apresentados pela Direção e acompanhados de Parecer do Conselho Fiscal” tem sido preocupação da direção que este dia seja também uma oportunidade de convívio e de realização de atividades de interesse para os associados.

No início da manhã fomos chegando e, entre um café e um bolinho, pudemos assistir à projeção de um filme sobre as missões realizadas nos PALOP e os projetos desenvolvidos em Portugal  em 2018. Pelas 11,30h teve início a visita guiada ao Centro Ismaili, que representou para muitos de nós uma oportunidade de conhecer um local que acolhe as práticas religiosas da comunidade muçulmana Ismaili e sentir a harmonia entre a religiosidade do espaço interior e a beleza do espaço exterior onde pátios e jardins  de inspiração mediterrânea, nos convidam à reflexão.

Para o almoço no Restaurante Templários que se seguiu, sentámo-nos à mesa 28 associados, uns que moram por perto outros que vieram de mais longe e, entre conversas, risos e brindes, o ambiente foi de boa disposição e alegria, o que prova que “Ser Mais Valia” continua a ser, para cada um de nós, a motivação que nos congrega neste projeto de voluntariado e cidadania.

No período da tarde, a Presidente da Mesa da Assembleia Geral dirigiu a reunião na qual estiveram presentes 55,3% dos associados.

O Plano de Atividades e o respetivo Orçamento para 2019, que mereceu o parecer favorável do Conselho Fiscal, foram aprovados por unanimidade.

A entrega dos cartões de Associado aos voluntários que aderiram à Ser Mais Valia em Janeiro deste ano foi também um momento alto desta assembleia, pois a sua integração na bolsa de voluntários permite maior eficácia na concretização dos projetos.

Estamos numa nova etapa de um projeto de voluntariado que surgiu da vontade dos voluntários que constituem a bolsa e que, desligados da sua vida profissional ativa, querem continuar a colocar as suas competências e experiência profissional ao serviço de outros, numa atitude de cooperação com ONGD e outras Instituições.

Foi com esta vontade que nos apresentámos à sociedade civil em janeiro de 2017 e nos comprometemos com a Fundação Calouste Gulbenkian na consolidação da Ser Mais Valia e no desenvolvimento das actividades inscritas anualmente no Plano de Atividades.

É com os resultados do trabalho que todos temos vindo a desempenhar que vamos continuar o caminho no apoio ao desenvolvimento, cada vez mais seguros que o voluntariado que fazemos “…é uma gota no oceano mas sem ela o oceano seria menor”.

Mafalda França Luz Pedro