Bairro em movimento

O Bairro Moinho das Rolas,  em  Porto Salvo, Oeiras, é o exemplo de um bairro que não pára na procura de respostas às necessidades da comunidade. Tem uma equipa  jovem, mas adulta, empenhada na concretização das aspirações  da sua  população. A Ser Mais Valia colabora, como parceira, na concretização de alguns sonhos.

Umas atividades fazem uma pausa para férias, como é o caso da vertente do projeto “Mulheres Africanas”, que funciona em ano escolar; a outra vertente, da “Horta para o Prato”, começou a laborar em 15 de maio.

MULHERES AFRICANAS

Como é habitual, terminaram em junho as suas atividades letivas – língua portuguesa, informática e movimento e dança.

Para celebrar o final do ano, realizou-se um lanche convívio entre as senhoras e os seus professores, voluntários da Ser Mais Valia, onde foram entregues os certificados de participação. O dia estava ventoso e não pudemos saborear o ar livre e o agradável espaço da esplanada.

Realizou- se já o balanço da atividade desenvolvida e estamos a programar o próximo ano que terá início em setembro.

DA HORTA PARA O PRATO

Esta vertente do projeto “Bairro em Movimento”, teve a sua festa de inauguração oficial no passado dia 29 de junho.

Uma festa bonita, ao estilo do Moinho, que sabe bem receber os seus amigos e as entidades oficiais.

A atividade da cozinha tivera início a 15 de maio, mas os momentos de convívio e de celebração das conquistas que se vão fazendo são altamente agregadores e motivam a continuar.

Na sessão de acolhimento, Sandra Borges, presidente da Associação Moinho em Movimento, deu uma panorâmica do trabalho realizado no Bairro, descreveu a trajetória do equipamento da Cozinha Comunitária e apontou o trajeto que ainda é preciso percorrer para que o sonho se materialize na sua totalidade. 

Seguiu-se o almoço confecionado na Cozinha, de cuja ementa saborosíssima, faziam parte “Sopa do Moinho” e feijoada de feijão pedra, prato característico de Cabo Verde.

Além da população do Bairro, contámos com muitas crianças e jovens que nos transmitem esperança no futuro.

Estiveram presentes elementos da Câmara Municipal de Oeiras, ao nível do seu presidente e vereação, da Associação Ser Mais Valia, parceira no projeto, ao nível do seu presidente, elementos da Direção e voluntários envolvidos no equipamento da Cozinha, que só foi possível concretizar através do prémio “Caixa Social”.

Não podemos esquecer a presença da Maria João Mendes, Amiga de longa data do Bairro, e do chef Carlos Madeira. Ambos, dão o seu contributo amigo como consultores e incentivadores da dinamização da Cozinha Comunitária e garante de que apoiarão a equipa da Cozinha no desenvolvimento da sua atividade. 

                                                                                            

Maria Helena Coelho
Voluntária  da SMV- coordenadora do projeto