Projeto “Da Horta para o Prato” – Entrega da Cozinha Comunitária

Formalização da entrega da Cozinha Comunitária – projeto Da Horta para o Prato

No passado dia 20 de janeiro a Ser Mais Valia formalizou a entrega à Associação Moinho em Movimento das instalações da Cozinha Comunitária incluída no projeto Da Horta para o Prato. A fase inicial da implementação do projeto, constituída pela construção da cozinha e sua dotação de equipamento mínimo, foi assim encerrada, estando o arranque da fase de produção a ser presentemente ultimado pela Associação Moinho em Movimento.

A Cozinha Comunitária é a principal – e atualmente ainda única – componente do projeto Da Horta para o Prato, o qual é uma das vertentes do projeto Bairro em Movimento.

Este projeto desenvolve-se em parceria com a Associação Moinho em Movimento, do Bairro Moinho das Rolas, em Porto Salvo, concelho de Oeiras. A Associação Moinho em Movimento foi constituída no Bairro a partir de um projeto de voluntariado de jovens destinado a melhorar a qualidade de vida social e cultural dos moradores da sua comunidade.

 

O projeto Da Horta Para o Prato foi um dos primeiros projetos da SMV dirigido a uma comunidade Africana em Portugal. Tem como foco a melhoria das condições de vida e do bem-estar da população do Bairro, destinando-se a apoiar famílias alargadas que aí residem, de que fazem parte crianças, jovens e, idosos, em situações vulneráveis.

Tendo o Bairro uma faixa de população com carências de apoio alimentar, surgiu a ideia de criar uma Cozinha Comunitária com capacidade para dar resposta a estas privações. A cozinha, complementada com um espaço polivalente, tem como finalidades produzir refeições destinadas aos moradores mais vulneráveis e possibilitar a realização de workshops práticos sobre educação alimentar e outros da esfera da gestão familiar; terá ainda como efeitos práticos o envolvimento de voluntários do bairro, fomentando a coesão social entre os seus moradores e a criação de postos de trabalho.

antes

A Ser Mais Valia efetuou uma angariação de fundos para a cozinha em 2019 num Ensaio Geral Solidário de Bailado no Teatro Camões. Já em 2022, através de uma candidatura bem-sucedida ao Prémio Caixa Social 2022, foi obtida uma subvenção que veio finalmente permitir concretizar a instalação da Cozinha Comunitária.

depois

A fase agora encerrada consistiu na realização de obras de adaptação do espaço existente para as novas valências da cozinha e na adjudicação do fornecimento e instalação dos equipamentos mínimos para a apetrechar; foram ainda reaproveitados e instalados equipamentos em tempo cedidos pela CM Oeiras e mais recentemente por outras entidades.

 

Outra vertente fundamental para o lançamento do projeto foi o desenvolvimento de um Plano de Negócio Social, com o propósito de caracterizar o projeto Da Horta para o Prato, a sua forma de operar, as suas estratégias e, o seu plano para alcançar beneficiários e clientes (em regime comercial – contribuintes líquidos para a sustentabilidade financeira do projeto), bem como a projeção de receitas e de despesas.

A Ser Mais Valia fez-se representar no ato da entrega formal da Cozinha Comunitária por uma delegação alargada da sua Direção, assim como pelos três voluntários que desenvolveram o projeto Da Horta para o Prato – Cozinha Comunitária, por elementos de anteriores Direções e, por voluntários envolvidos na vertente do projeto Mulheres Africanas.

 

 

José Luz
Coordenador Executivo do Projeto

Voluntário SMV