A Festa no Moínho

Domingo, 23 de Junho, foi dia de Festa.

O bairro Moinho das Rolas, em Porto Salvo, concelho de Oeiras, engalanou-se para festejar o seu santo padroeiro, o Sagrado Coração de Jesus.

É um bairro simpático, com uma população maioritariamente de origem africana, que decidiu escolher o seu patrono, fazer-lhe uma festa religiosa e aproveitar o dia para o convívio da população.

Tudo é preparado a rigor, com o impulso da associação local “Moinho em Movimento” e conta com elementos eleitos da população como responsáveis para, em cada ano, de levarem a cabo este momento agregador do bairro.

Os festejos iniciaram-se com uma missa na igreja da Lage e uma procissão que se dirigiu ao bairro onde a imagem do padroeiro,  colocada em andor, em lugar de destaque e presidiu ao convívio que . O almoço de cachupa, confeccionado pelas senhoras do bairro, é sempreum dos momentos altos em que toda a população se reúne à volta da mesa, montada na estrada principal.

Os festejos prosseguiram com música e muita animação dos grupos do bairro que utilizam o palco montado para o efeito pela Junta de Freguesia.

Esta celebração é também a ocasião para reunir as entidades locais, que se fazem representar, e os amigos do bairro e assim não votar ao esquecimento um bairro que, pela sua localização, não está muito acessível ao centro dos acontecimentos da freguesia e do concelho.

A Ser Mais Valia esteve lá porque faz já parte do bairro. É lá que desenvolve o projecto “Mulheres Africanas em Portugal” de que vos damos notícia na newsletter.