No dia 26 junho 2026, realizou-se a sessão de encerramento da III edição do Projeto MAIS CONHECIMENTO-MELHOR FUTURO no Centro Cultural Português com a presença do Embaixador de Portugal na Guine Bissau Dr. Miguel Silvestre, da Dra. Maria Hermínia Cabral, Diretora do Departamento Parcerias com África da Fundação Calouste Gulbenkian e da adida para a Cooperação Portuguesa junto da Embaixada de Portugal, Dra. Paula Matos da Costa. A sessão contou com a presença de todos os alunos e familiares bem como alguns dos diretores dos estabelecimentos de ensino frequentados por esses alunos.
O projeto MAIS CONHECIMENTO-MELHOR FUTURO foi integralmente financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e teve como parceiros a Cooperação Portuguesa em Bissau e o Ministério da Educação Nacional da Guiné Bissau através da Inspeção Geral do Ensino secundário.

Iniciado no ano letivo de 2022-2023, ao longo de três anos, os voluntários da Ser Mais Valia acompanharam os alunos que integraram o Projeto, nas áreas da Matemática, Língua Portuguesa, T.I.C e trabalho de grupo, atividade que permitiu aos estudantes reconhecer a importância da escuta ativa, da tolerância, da contribuição para o consenso na tomada de decisões. Estes trabalhos foram apresentados durante a sessão de encerramento, suscitando questões da audiência que confirmaram a pertinência das escolhas feitas pelos alunos.
As sessões letivas tiveram um formato híbrido com aulas presenciais, aulas à distância e resolução de dúvidas através de whattsap, nas áreas de matemática e língua portuguesa. O apoio oferecido aos alunos baseou-se nos programas curriculares do 12º ano do Ministério da Educação nacional da Guiné Bissau. O Projeto introduziu metodologias novas que muito contribuíram para a melhoria dos conhecimentos do grupo. Foi também disponibilizado um lanche e apoio ao transporte dado que a maioria dos alunos efetuavam a pé um percurso em média de 45 minutos para chegar ao Bairro da Cooperação Portuguesa onde se realizavam as sessões letivas.
A progressão da aprendizagem foi avaliada através da interação professora/aluno, tanto nas aulas presenciais como à distância, de um teste na fase intermédia e outro no final do ano letivo. Os resultados mostraram que a grande maioria dos alunos, conseguiu melhorar os seus conhecimentos e resolver muitos dos problemas nas áreas da matemática e língua portuguesa.

O impacto do Projeto foi avaliado pela percentagem de alunos que continuaram os seus estudos tanto na Guiné Bissau como em países terceiros como Portugal, Brasil, China, Marrocos e Turquia. Na primeira edição 56,6% dos alunos continuaram a estudar tendo esta percentagem aumentado para 66,6% na segunda edição. O questionário de avaliação final respondido pelos alunos, mostrou em todas as três edições a importância do Projeto para a sua aprendizagem (dada a vulnerabilidades do ensino na Guine Bissau), a melhoria da autoconfiança nas suas capacidades e a esperança de novas edições para apoio a muitos jovens guineenses cujas potencialidades não são concretizadas pelas dificuldades sócio familiares, económicas e as referidas vulnerabilidades do sistema de ensino.
A Fundação Calouste Gulbenkian e a Ser Mais Valia, permanecerão na memória destes jovens pela oportunidade que tiveram de integrar o projeto, descobrindo o valor do trabalho individual e coletivo que constituam um valor acrescentado para os seus percursos académicos ou profissionais.
A Ser Mais Valia, demonstrou as suas competências e tem a esperança de poder continuar a apoiar jovens estudantes guineenses na preparação do seu futuro.

Lincoln Justo Da Silva
Coordenador do Projeto