Memórias de Missão

Passei um mês e meio, em 2014, na Ilha do Maio, Cabo Verde, a apoiar o Gabinete Municipal de Desenvolvimento

Local da Câmara Municipal. Era necessário ajudar a definir o plano de dinamização do Centro Multiusos; a criar a linha de produtos da ilha, escoamento e venda, e o roteiro de produtos. Tudo no âmbito do Projeto “Programa de Reforço dos Atores Descentralizados”do Instituto Marquês de Valle Flôr.

Demorámos algum tempo, eu e os parceiros, a ajustar os respetivos ritmos de trabalho, o que provoca sempre ansiedade. Resolvido o problema, iniciámos o processo para deixar uma loja de artesanato a funcionar no Centro Multiusos.

Identificados os numerosos artesãos da ilha, dei-lhes formação para mostrar novos designs, pois nunca tinham saído da ilha nem tinham internet; construí uma ficha de artesão que identificasse o trabalho de cada um e incentivei-os a produzir! Tinham hipótese de dar visibilidade ao que faziam, vendendo por um preço justo!

Acompanhei o carpinteiro na construção dos móveis e na sua colocação na loja, escolhi as peças a vender com cada artesão, dispu-las de modo atraente e realizei um cartaz com os tipos de artesanato de cada região. Havia também queijo, sal e grogue da ilha. Foi necessário preparar alguém para dinamizar a loja.

Desenhei uma rota cultural que integrasse os vários tipos de património – artesanato, arquitetura, utensílios, produtos agrícolas, tradições, cozinha, biodiversidade, praia, pesca, montanhismo, etc. Para além da utilização do carro, alguns passeios podiam ser feitos de burro, bicicleta, barco.

Foi um prazer!

Graça Carvalho

 

NR- veja aqui o espaço em que a Graça Trabalhou