A Ser Mais Valia (SMV) integrou, entre 13 e 24 de abril de 2026, uma missão em Angola no âmbito do projeto TWETU – “Aprender para Transformar”. Esta ação de capacitação de futuros formadores em Didáticas da Língua Portuguesa e da Matemática decorreu no segundo módulo de um percurso formativo iniciado em outubro de 2025, reunindo 38 participantes e uma equipa técnica dedicada à melhoria das práticas educativas no ensino primário. Segue-se o testemunho na primeira pessoa das formadoras envolvidas nesta missão.
De 13 a 24 de abril de 2026, como voluntárias da SMV (Ser Mais Valia) cumprimos uma missão na Província do Namibe, Angola, ao abrigo de um protocolo estabelecido entre a FEC e a SMV, no âmbito do projeto promovido pela FEC (Fundação Fé e Cooperação), designado por TWETU, acrónimo de “Twendiwa oco Tupongole”, Aprender para Transformar.
Em parceria com a Cáritas Diocesana do Namibe, a SMV e o Gabinete Provincial de Educação do Namibe, com cofinanciamento do Camões IP, este projeto destinava-se a dar formação a futuros formadores nas Didáticas da Língua Portuguesa e Matemática no ensino primário de modo a promover a melhoria da prática educativa. Organizado em dois módulos, o primeiro decorreu de 8 a 31 de outubro de 2025 e foi assegurado por Aida Batista (Didática da Língua Portuguesa) e Lurdes Serrazina (Didática da Matemática).
No segundo módulo, participaram Cecília Monteiro, que fez a sua estreia no projeto, enquanto Aida Batista, que já tinha sido responsável pelo primeiro módulo, realizou também a sua conclusão.
A partida deu-se no dia 10, mas, em virtude de o voo para o Lubango ter sido cancelado, tivemos de passar uma noite em Luanda e prosseguido viagem no dia 12. Após trajeto de jipe Lubango/Moçâmedes e instaladas no hotel, a formação iniciou-se no dia seguinte, a 13, como previsto.
A sessão de abertura decorreu com a presença do Diretor Provincial de Educação do Namibe, Dr. Agostinho Neto e da gestora do projeto TWETU, Drª Liliana Alves, que fizeram as suas intervenções e nos apresentaram como formadoras do projeto. Foi ainda explicitado o programa de formação e dadas instruções práticas aos formandos.
Após um intervalo para o coffee break, iniciou-se o programa de formação. Os formandos, em número de 38 e organizados em duas turmas – uma de Didática da Língua e outra de Didática de Matemática –, iniciaram a sua formação, tendo depois a lecionação das turmas sido alternada de modo a que – de 13 a 17 e de 20 a 24 de abril -, se perfizesse o total de 60h previstas (30 h para cada uma das didáticas).
Tal como havia acontecido no bloco anterior, em outubro de 2026, sublinhe-se que, em termos de recursos materiais, as salas de aula estavam providas de acesso à internet, retroprojetor, quadro magnético, flip chart (cavalete com folhas), fotocopiadora e restantes materiais necessários ao bom desempenho de formadores e formandos. A equipa da FEC, composta pelos mesmos elementos da 1ª fase, tudo providenciou para que a formação decorresse de forma fluída e sem interrupções.
À semelhança da 1ª fase, as sessões de formação decorriam das 8.30h às 11.30h, após as quais era servido um substancial coffee break. Às 12h iniciava-se o segundo bloco de trabalho até às 15h, sendo depois servido o almoço para formadores, formandos e equipa técnica da FEC. Por ter dado bons resultados, a jornada contínua manteve-se, evitando saídas que pudessem perturbar o normal desenrolar das atividades.
Desta intensiva experiência, destaque-se a inexcedível atenção e sentido de responsabilidade de todos os elementos da equipa técnica da FEC (Drª Liliana Alves, Dr. Vanêzio Francisco, Edilson Duarte) e do representante do Gabinete Provincial de Educação (Dr. Cristiano Watumbuka) que, pelo seu profissionalismo e presença constante, tudo fizeram para nos apoiarem. Esta atitude promoveu um estreito sentimento de partilha, bem patente nas relações geradas que em muito contribuíram para a nossa integração.
Na cerimónia de encerramento, tanto as entidades oficiais presentes, como a responsável pelo projeto, puderam testemunhar o clima de satisfação e realização pessoal dos formandos que, num breve sketch, captaram vários momentos da formação que, nesta 2ª parte, procurou continuar a reforçar competências pedagógicas, metodológicas e científicas, promovendo práticas de ensino mais eficazes e ajustadas aos desafios educativos. Apesar de o ponto de partida ter apresentado bastantes lacunas, foi possível observar progressos significativos ao longo do percurso, nomeadamente na apropriação de conteúdos e na reflexão sobre práticas letivas.
Consideramos, por isso, que os objetivos definidos foram alcançados de forma satisfatória, tendo em conta o contexto inicial e o empenho demonstrado pelos participantes. Mantemos a esperança de que este curso tenha sido útil, contribuindo para fortalecer conhecimentos, aumentar a confiança dos formadores e apoiar uma melhoria contínua das práticas educativas.
Por tudo quanto vivenciámos, endereçamos a nossa maior gratidão: aos formandos, que se empenharam de forma ativa; ao Governo Provincial de Educação do Namibe, com cuja estrutura reunimos e se mostrou muito empenhada no processo de formação de formadores; à estrutura local da FEC que, para além das sessões de formação, nos proporcionou momentos de uma gratificante partilha que trouxemos na nossa bagagem de formadoras.


Aida Batista e Cecília Monteiro
Voluntárias SMV