Missão na Guiné-Bissau – MCMF – Matemática

De 19 de outubro a 2 de novembro deslocaram-se à Guiné-Bissau as voluntária Cecília Monteiro e Lurdes Serrazina, tendo como objetivo principal o início da segunda versão do projeto “Mais Conhecimento, Melhor Futuro” totalmente financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Este projeto tem como objetivo global reforçar as competências na área da matemática, melhorar a proficiência em língua portuguesa e desenvolver competências na área das tecnologias de informação e comunicação (TIC) a alunos do 12º ano das escolas de Bissau. Tem o apoio local da cooperação portuguesa e do Ministério de Educação da Guiné-Bissau responsável pela seleção dos candidatos.

No âmbito da matemática, pretende reforçar conhecimentos dos alunos do 12º ano relativamente a temas fundamentais, quer para a continuação dos estudos, quer para uma cidadania participativa.

A experiência adquirida na versão anterior do projeto e os dados obtidos a partir do teste diagnóstico permitiram-nos organizar um programa com o objetivo específico de colmatar faltas de conhecimentos básicos que servem de suporte a novos conhecimentos e por outro lado permitem a compreensão de conhecimentos do ensino secundário.

Na realidade, os 30 alunos selecionados revelaram graves lacunas, nomeadamente em assuntos dos anos iniciais de escolaridade, confirmando os resultados do teste de diagnóstico. Apesar de todas as dificuldades, o grupo manifestou um grande empenhamento e uma grande vontade de aprender. Foram dez dias de trabalho intenso, mas gratificante.

O projeto, que tem a duração do ano letivo, continuou com aulas presenciais de língua portuguesa, a que se seguem as de TIC. Realizar-se-ão posteriormente aulas online das diferentes áreas, a que se seguirão novos cursos intensivos presenciais.

Maria de Lurdes Serrazina

Voluntária SMV