Mulheres Africanas

BAIRRO EM MOVIMENTO

No Bairro Moinho das Rolas, em Porto Salvo, concelho de Oeiras, a Ser Mais Valia, em parceria com a associação local, Moinho em Movimento, está a desenvolver o projeto “Bairro em Movimento” em duas vertentes: “Mulheres Africanas” e “Da Horta para o Prato”; a terceira vertente, “Literacia Digital”, para crianças e jovens a frequentarem o ensino básico, ainda não foi implementada.

“Mulheres Africanas”, com que iniciámos a parceria no Bairro, visa a promoção do envelhecimento saudável de senhoras africanas maiores de 55 anos (definição da OMS) e concretiza-se em três áreas: alfabetização em língua portuguesa, competências básicas na utilização de computador e internet e manutenção das apetências para o Movimento e a Dança. Conta com o envolvimento de cinco voluntários da Ser Mais Valia.

A vertente “Da Horta para o Prato”, com a qual se pretende criar condições na cozinha (espaço já existente) para fornecimento de refeições e implementar uma horta comunitária que apoie na autossustentabilidade do projeto. A sua concretização foi impulsionada pela contribuição da verba angariada em ensaio geral solidário a que se juntou o prémio “Caixa Social 2022” com a atribuição de uma verba que permitirá dotar a cozinha do equipamento mínimo necessário ao início da atividade. Além das ações necessárias à operacionalização da cozinha, elaborou-se um “Plano de Negócio Social” que vai permitir o desenvolvimento sustentado das atividades desta vertente do projeto. Participam quatro voluntários da Ser Mais Valia.

Valoriza-se o envolvimento das duas associações, de forma ativa e contínua, bem como o de pessoas e organizações que, voluntariamente, dão o seu contributo para levar a bom termo este “sonho”. O funcionamento da rede tem permitido uma boa harmonização na concretização do desejo dos moradores, na resposta às necessidades evidenciadas, facilitando a coesão da população interna do bairro e possibilitando ser um polo agregador da zona envolvente.

Maria Helena Coelho
Voluntária SMV, Coordenadora do projeto