Manuel Filipe Santos, voluntário e associado da Ser Mais Valia, tendo integrado a associação em 2020.
Técnico de Refrigeração e Energias Renováveis, sendo a sua área de intervenção a Formação Profissional.
Faz parte dos Órgãos Sociais, sendo Vogal do Conselho Fiscal.
Após muito breve e curta apresentação vamos conhecer melhor o Filipe.
GC (Graciela Pinheiro) – Pode definir quem é o Filipe?
O Filipe é um voluntario da SMV que sempre optou por estar ligado profissionalmente á produção industrial, e que em 2018 apresentou à direção (Mafalda França) um projeto sobre Formação Profissional na área da Refrigeração para ser implementado nos PALOPS, onde existe tanta carência, e cujo principal objetivo seria o de contribuir para o desenvolvimento da empregabilidade dos jovens, e ao mesmo tempo fomentar a criação de auto-emprego.
GC – A Ser Mais Valia foi a primeira experiência em voluntariado?
Sem dúvida e tem sido uma experiência fantástica.
GC – O que o motivou a ingressar nela?
O desejo de transmitir conhecimento profissional onde ele faz mais falta, e ensinar a quem quer aprender..
GC – Para além de outras actividades na Ser Mais Valia, designadamente nos Órgãos Sociais, fez três missões, sendo duas em Moçambique e uma na Guiné -Bissau. Pode falar-nos da Formação Profissional que fez em Moçambique?
Em Moçambique, o primeiro projeto teve inicio em 2021, em parceria com duas entidades locais, e teve um excelente resultado, que hoje é visível nas empresas que os formandos criaram. A formação profissional foi direcionada para jovens de ambos os sexos, e o resultado permitiu que hoje a maior parte esteja a trabalhar na profissão, e alguns até já têm empresa formada e criaram postos de trabalho.
GC – E na Guiné -Bissau, como foi?
Em Bissau, foi diferente, a formação foi direcionada aos técnicos do hospital de Cumura, para terem conhecimentos de manutenção para os equipamentos de climatização do próprio hospital.

GC – Mais uma missão na Guiné -Bissau, para onde vai partir em breve. Que trabalho o espera lá?
Desta vez vai ser diferente, pois a formação é direcionada para futuros formadores, que é o nosso objectivo, e será num centro de Formação Profissional com outros cursos a que este se vai juntar.
GC – Para concluir, quer fazer referência a algo que considere relevante?
Relevante, é a aposta, ganha, pela SMV na Formação Profissional. Para além da importância, e do que é já feito na área do ensino, a Formação Profissional cria condições para que os alunos no fim do período escolar, em que não têm qualquer experiência, possam aprender uma profissão que lhes vai dar um conhecimento que os irá acompanhar ao longo da vida, ao mesmo tempo que lhes fomenta o gosto pelas iniciativas de empreendimento ao criar condições para a sua própria iniciativa empresarial, e deste modo criar o seu próprio emprego.

Graciela Pinheiro
Voluntária da Ser Mais Valia