Saúde: Uma missão na Guiné-Bissau

Porque se junta um neonatologista e uma professora de português numa missão? Porque os nossos parceiros pediram. E eles sabem bem o que precisam.

A Escola Nacional de Saúde na Guiné Bissau pediu o nosso apoio na formação de enfermagem, tendo definido duas áreas: a Pediatria (a neonatologia, especificamente) e o Português. E se parece, à primeira vista, que esta ligação é forçada, é importante referir que a melhoria no domínio da língua pode facilitar bastante o acesso a formação mais avançada fora do país de origem.
Desde o início de junho estão em Bissau os nossos voluntários Lincoln e Leonida. Além da Escola Nacional de Saúde a nossa equipa apoia ainda os Hospital de S. José em Bôr onde um programa idêntico é implementado com os profissionais já em atividade. Esta missão resulta de uma parceria com a cooperação portuguesa através da Embaixada de Portugal na Guiné-Bissau.

Mas a notícia não terminou, porque enquanto os nossos voluntários cumprem a sua missão em Bissau, em Lisboa recebemos o Dr Dionísio Cumbã que nos veio apresentar projetos e necessidades, desafiando-nos para continuarmos a apoiar a capacitação dos recursos humanos na área da saúde. A Guiné-Bissau vai continuar a ser um destino para os nossos voluntários.