SER CIDADÃO DO MUNDO: OS DIREITOS HUMANOS

«SER CIDADÃO DO MUNDO: OS DIREITOS HUMANOS»

É TEMA DOS ENCONTROS REGIONAIS «MENTORING SMV» 2023/2024

 

É já no mês de março que se realizam os Encontros Regionais de Estudantes e Mentores no âmbito do projeto Mentoring Ser Mais Valia.

A Universidade de Évora acolhe o primeiro encontro de mentores e estudantes da Zona Sul, no dia 2 de março, estando prevista uma visita guiada a este magnífico edifício do século XVI na parte da tarde. No dia 9 de março será a Universidade de Coimbra a receber os estudantes e mentores das Zonas Norte e Centro,evento que culminará com a entrega do «Prémio Esperança em Ação([1])» pela Associação AMU – Ações para Um Mundo Unido para premiar os estudantes que se candidataram ao prémio no ano letivo 2022/2023, apoiados no âmbito do Projeto Mentoring SMV.

Como vem sendo habitual, haverá debate e criação de dinâmicas em torno do tema escolhido, que este ano é “Ser Cidadão do Mundo: os Direitos Humanos”. Contaremos com a Professora Isabel Vieira da Universidade Católica do Porto (UCP), que é também Amiga do Mentoring SMV (no dia 2), e com a Professora Graça André, mentora do projeto (no dia 9) como oradoras.

Estes Encontros Regionais bem como o Encontro Nacional que juntam o grupo coordenador do projeto, os estudantes, os mentores e ainda vários amigos do Mentoring visam proporcionar momentos de convívio, partilha e amizade, bem como criar redes de contacto. Simultaneamente, permite perceber de que forma é que o apoio dado pelos mentores (Mentoring) tem ajudado a superar as dificuldades de integração, mas também apresentar testemunhos na primeira pessoa dos estudantes mais antigos, podendo as suas estratégias de superação servir de motivação e inspiração para os estudantes que estão a chegar.

O projeto Mentoring SMV que contou com 6 estudantes apoiados no seu arranque (ano letivo 2017/2018), passou a apoiar 105 alunos [levantamento à data de 15 de janeiro de 2024]. Os mentores passaram de 10 a 42, os amigos do Mentoring de 1 para 45. A trajetória é ascendente o que é muito gratificante.

 

([1]) A primeira edição deste prémio 2023/2024 é promovida pela AMU Portugal em parceria com a Ser Mais Valia e visa apoiar jovens universitários com mérito académico na aquisição de material informático. Veja a página do nosso parceiro em: https://www.amu.org.pt/index.php/premio-esperanca-em-acao/

 

Grupo da Comunicação