EMBAIXADA DA AUSTRÁLIA FINANCIA INSTALAÇÃO DE ENERGIA SOLAR NO CENTRO DE FORMAÇÃO DA AJOLF DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

A Ser Mais Valia (SMV), na sequência de um Protocolo celebrado com a AJOLF_CFPSTP, realizou atividades de formação em Portugal e uma missão em São Tomé e Príncipe. O objetivo da sua intervenção visou, nomeadamente, o apoio à sua organização e funcionamento, à atualização e reforço de competências do corpo docente e formandos, contribuindo para uma formação de qualidade e para a consolidação do seu projeto educativo/formativo.

A verificação, pelos voluntários da SMV, da precariedade em que se trabalhava no Centro de Formação Profissional da AJOLF e a  inexistência de equipamento informático, levaram a um pedido de financiamento à Cooperação Portuguesa em São Tomé e Príncipe que proporcionou a aquisição de computadores, equipamento fundamental para o ensino das TIC e para a melhoria da qualidade da formação nos restantes domínios. 

O deficiente fornecimento de energia em São Tomé e Príncipe, exigia uma alternativa que garantisse o normal e regular funcionamento. Optou-se pela instalação de energia solar através de painéis fotovoltaicos, como solução ecológica e de proteção ambiental. 

Para a sua concretização foi elaborado um projeto que se submeteu a financiamento junto da Embaixada da Austrália. O projeto foi aprovado, encontrando-se em curso o seu desenvolvimento, nomeadamente a aquisição dos painéis e preparação no terreno para a sua receção e instalação.

Esta intervenção integra um projeto mais vasto que abriu novas áreas de ação, contando para o efeito com voluntários de diferentes competências. Prossegue-se assim uma estratégia de sustentabilidade e de criação de valor da AJOLF com continuidade. 

 

Ana do Carmo Lopes

Voluntária SMV