A Plataforma das ONGD

Uma Plataforma é um lugar de encontro, comunicação, interajuda. ONGD significa Organização Não Governamental para o Desenvolvimento.

Portanto…A Plataforma Portuguesa das Organizações Não-Governamentais para o Desenvolvimento (ONGD) é uma associação privada sem fins lucrativos que representa um grupo de 63 ONGD registadas no Ministério dos Negócios Estrangeiros.

A Ser Mais Valia pediu a sua admissão e foi aceite, pelo que é uma dar partes interessadas no trabalho conjunto.

Constituída a 23 de Março de 1985, portanto muito antes de a SMV nascer (2017), a Plataforma afirma como sua visão «uma Sociedade Civil organizada, plural, independente e coesa que, na promoção da dignidade humana, contribui efectiva e conjuntamente para o bem-comum e para um mundo justo e equilibrado do ponto de vista social, económico, e ambiental».

«A cooperação para o desenvolvimento, ação humanitária e de emergência, e educação para o desenvolvimento e a cidadania global são as áreas primordiais de trabalho das ONGD portuguesas e, como tal, da Plataforma Portuguesa das ONGD.»

Afirma como seus principais objetivos, os seguintes:

– Promover uma sociedade cada vez mais inclusiva, onde valores como a equidade e a solidariedade sejam realidades objetivas;

– Construir plataformas de cooperação que permitam o desenvolvimento das sociedades humanas no respeito pela diversidade e pelos Direitos humanos fundamentais;

– Fomentar políticas de não discriminação e de promoção da dignidade de todos os seres humanos;

– Acompanhar e influenciar a conceção, a execução e a avaliação das políticas de Desenvolvimento e de Cooperação a nível nacional e internacional;

– Constituir-se enquanto interlocutora privilegiada, tanto de organizações governamentais, como supra-governamentais para questões de Desenvolvimento e Cooperação.

A atual Direção

As ONGD organizam-se na Plataforma em Grupos de Trabalho (GT), estruturas de trabalho conjunto que têm por objetivo analisar e refletir sobre assuntos relacionados com áreas específicas do trabalho das ONGD. Estão criados os seguintes:

GT Aid Watch – Desde janeiro de 2007, tem como objetivo principal analisar a evolução da Ajuda Pública ao Desenvolvimento (APD) de Portugal, tendo como referência os compromissos internacionais assumidos pelo Estado nesta matéria.

GT de Educação para o Desenvolvimento e a Cidadania Global – Foi criado para discutir a temática de EDCG, partilhar experiências e planear atividades a fim de reforçar o papel da Educação para o Desenvolvimento e a Cidadania Global na sociedade. O grupo tem participado na elaboração da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (ENED).

GT de Ética – Foi criado em 2011, com o intuito de refletir sobre as questões éticas e de responsabilidade social relacionadas com a prática das ONGD e de contribuir para o desenho e implementação de estratégias públicas de comunicação que incorporem os valores e boas práticas definidas internacionalmente sobre o tema. Nos últimos anos, o foco deste GT tem sido a criação do Código de Conduta das ONGD, que formaliza um conjunto de procedimentos e valores que as ONGD devem respeitar no seu trabalho.

A Plataforma tem a sua página digital em https://www.plataformaongd.pt/
e está no Facebook em https://www.facebook.com/PlataformaONGD/
A sua última newsletter está em https://www.plataformaongd.pt/newsletters/?id=354

Fonte: página da Plataforma na internet.

Coligido por Alves Jana
Voluntário da SMV