Na tarde do dia 21 de março de 2024, pelas 18.30h reuniram em Assembleia Geral Ordinária 31 associados da SMV, para participar na apresentação e discussão do Relatório de Atividades e Contas de 2023.
A vice-presidente Lurdes Serrazina centrou-se na apresentação das atividades, competindo ao tesoureiro Daniel Sousa a apresentação do relatório de contas. O Relatório foi aprovado por unanimidade, estando a respetiva ata disponível para consulta dos associados na sede da Associação.
A Assembleia Geral de associados é um ato importante na vida da associação, na medida em que de uma forma estruturada nos deparamos com o trabalho desenvolvido em cada ano, colocando-nos perante evidências que nos permitem validar o caminho que temos vindo a percorrer.
É também uma altura de confirmarmos que a ação desenvolvida na SMV, nos permite concretizar a escolha que fizemos de, nesta fase da vida, partilharmos saberes, competências e experiência, criando e/ou integrando projetos no âmbito da cidadania e cooperação para o desenvolvimento, num exercício ativo de participação, cooperação e intervenção social.
No Relatório de Atividades de 2023, está espelhada a continuidade de parcerias estabelecidas em anos anteriores e nalguns casos renovada com a implementação de novos projetos, mas também o surgimento de novos parceiros com projetos a iniciar, o que se traduz no aumento de Protocolos de Cooperação com entidades com as quais a SMV coopera nas suas diferentes áreas de intervenção.
A entrada de novos associados verificada neste ano, reforça competências na bolsa de voluntários e permite melhor capacidade de resposta às solicitações internas e externas que se colocam ao desenvolvimento da ação.
Os projetos e as atividades programados para o ano de 2023, na sua maioria foram concretizados, verificando-se, no entanto, que dificuldades na captação de financiamento prejudicou a realização de alguns.
Reconhecemos que a SMV atingiu um estado de amadurecimento e projeção
interna e externa, que lhe confere mais visibilidade e maiores níveis de exigência nas suas práticas organizacionais, o que sendo um motivo de orgulho, é também uma exigência no compromisso de todos nos congregarmos à volta da direção para garantir a sustentabilidade da nossa Associação.
Lisboa abril de 2024
A Presidente da Mesa da Assembleia Geral
Mafalda França