Mais Valias da Formação Profissional

Formação Profissional no seu contexto geral significa conjunto de atividades que visam a aquisição de conhecimentos, capacidades, atitudes e formas de comportamento exigidos para o exercício das funções próprias de uma profissão. É, portanto, uma metodologia que difere da “Educação” no sentido em que se especializa na experiência profissional e é voltada para a aquisição de competências profissionais.

Foi com este objetivo que se realizou a segunda parte do curso de Eletromecânico de Refrigeração, agora dedicado essencialmente ao Ar Condicionado, e integrado no projeto Construir um empreendedor para a vidapromovido pela Khandlelo -Associação de apoio Juvenil, em Maputo.

Mais uma vez fomos confrontados com alguns problemas tanto de ordem técnica como ambiental, que nos obrigaram tomar as providências necessárias para se poder concluir o curso. A falta de material adequado á formação, a entrada de novos formandos, e os efeitos do ciclone que atingiu a região nesta altura do ano, originando a falta de energia e paralisação dos transportes, obrigou a tempos extras de formação durante a semana, e ao fim de semana, para se poder cumprir os dentro do calendário os objetivos traçados.

Claro que para isso, contribuiu e muito, o interesse dos formandos em aproveitar ao máximo as aprendizagens que o curso lhes traz, pois sabem a importância desta formação para o seu futuro profissional. E numa reunião no final do curso, pediram á coordenação para terem mais horas de formação prática. Propus que aproveitando o equipamento existente se fizesse assistência técnica e reparação gratuita aos equipamentos das “Instituições da Tutela” (IPSS) existentes na zona.

Para efetuar este trabalho, ficou programada a formação prática de reparação de congeladores e geleiras no centro de formação, e para acompanhar esta tarefa, foi contactado um ex-formando do 1º curso (2023). Acontece que e para grande satisfação minha, o jovem não estava disponível para aceitar esta proposta, dado que o trabalho que tem na sua própria empresa ocupa a totalidade do seu dia. Foi assim necessário recorrer ao contato com outro ex-formando que muito motivado aceitou o desafio de duas vezes por semana ir ao centro de formação apoiar os formandos que agora terminaram o curso. Este exemplo mostra bem a importância do conhecimento adquirido, ao ponto de agora poderem transmitir a outros o que aprenderam.

No final, tal como no curso anterior, ficou o desejo de irem mais longe na sua formação, não ficando pela formação básica, de modo que com mais confiança criarem o seu auto emprego o que lhes permitirá dar resposta às necessidades das comunidades onde vivem, nesta área da refrigeração e climatização.

O facto da Khandlelo, possuir nas suas instalações um balcão de apoio a iniciativas empreendedoras e à empregabilidade, permite a continuidade de assistência e apoio técnico aos jovens formandos na criação de pequenos negócios.

O projeto “Construir um Empreendedor para a vida” prossegue as suas atividades até ao final de 2025, sendo a fase final (fase III)  dedicado ao  acompanhamento de jovens no mundo de trabalha através de alocação dos kits de autoemprego,  afetação de 100 jovens nos estágios pré-profissionais e criação de 2 Mekarspaces, com vista ao treinamento  e implementação de atividades proativas e resilientes na comunidade.

 

Manuel Filipe Santos

Voluntário SMV