Novos associados bem-vindos

Novos Voluntários.

O processo de candidatura de novos voluntários teve alguns contratempos no seu percurso: o desfasamento de disponibilidades, a necessidade de desdobramento da formação teórica e a formação prática teve de ser virtual…, mas tudo está bem, quando acaba bem.

A formação prática, que encerrou o seu processo no dia 22 de janeiro, foi liderada pela Elisa Santos. A sua “arte” em dinamizar a sessão zoom, propiciou a envolvência e a participação ativa e descontraída dos candidatos. E o alerta para o “perigo da história única” da nigeriana Chimamanda Adiche voltou a ser uma peça importante que ficará, certamente, na memória dos participantes.

Para ilustrar o que fazemos e com quem trabalhamos foi fundamental o testemunho do Dr. António Nunes – adido da Cooperação da Guiné-Bissau – feito em direto a partir de Buba, mostrou que o trabalho de equipa e de cooperação é efetivo e que a presença de voluntários da Ser Mais Valia no terreno significa competência, responsabilidade e compromisso.

A nossa associada Ana Aires, neste momento em missão de Cooperação em Moçambique, contribuiu com uma reflexão sobre “Tempos do tempo em Missão”. O Antes, o Durante e o Depois são, cada um deles, condicionantes e determinantes da ação voluntária, mas é o entrelaçado de todos que amadurece e realiza o voluntário.

O testemunho da voluntária Leonida Milhões partiu de uma metáfora para lembrar aos candidatos que partimos com o que temos e que regressaremos com mais. Numa apresentação recheada de fotografias, lembrou-nos que somos feitos de “Retalhos”, que cada “pedacinho de tecido”, mais ou menos colorido, é um bocadinho de nós e “de pedacinho em pedacinho nos tornamos inteiros”.

A formação proporcionou um espaço, ainda que virtual, para o conhecimento mútuo dos candidatos e uma reflexão e partilha das suas expetativas e motivações. O entusiasmo e a vontade de ser voluntário da Ser Mais Valia, expressa pelos candidatos, é sinal que a Ser Mais Valia tem um longo caminho à sua frente.

Bem vindos, Novos Voluntários!

Edite Morujão
direção da SMV