Guiné-Bissau: ’Literacia Informática e Digital no Trabalho Docente’

A Ser Mais-Valia (SMV) em colaboração com a Sol Sem Fronteiras – Associação de Solidariedade Jovem (SOLSEF) desenvolveram um projeto de Capacitação Pedagógica – Apoio ao Desenvolvimento de capacidades na gestão pedagógica dos centros escolares da Missão Católica de Bafatá (Guiné-Bissau).

O projeto foi dirigido a 55 Professores do centro escolar de Bafatá estando a decorrer o módulo de ’Literacia Informática e Digital no Trabalho Docente’.

A conceção do programa e a produção de materiais de suporte didáticos e pedagógicos foi feito pela voluntária da SMV, Margarida Cabral. A formação, em regime pós-laboral, está a ser ministrada pelo voluntário Pedro Coutinho, e terá a duração de três meses, entre janeiro e abril. O calendário sofreu uma interrupção causada pelo contágio de Covid, mas decorre já em normalidade.

O trabalho tem vindo a ser desenvolvido com grande proximidade entre alunos e formador, aprofundando interações benéficas para suprir, nomeadamente, algumas dificuldades de comunicação. Apesar de algumas dificuldades, é compensador a motivação que em todos se observa.

 

 

Apontamentos pessoais: entre hortas e bombas de água

Em Ponte Nova, há hortas trabalhadas pelas mulheres, onde se vão construindo poços para pôr a água mais próxima da terra, mas que se tornam perigosos por falta de proteção no terreno. Será preciso murá-los, reduzir o seu número e muito importante, dotá-los de bombas de tirar água, ainda que manuais.

De notar a obra dos tanques de lavagem junto ao rio, prestes a ficarem prontos. Trata-se de uma obra que começou há anos e que tem vindo a evoluir, sendo seus promotores, a ONGD Periodistas, de Sevilha, promotores também de uma estação de rádio vizinha,  Rádio Mulher e de outras obras no passado

Pedro Coutinho
voluntário da SMV
Bafatá, Guiné-Bissau.