Batalhar, esforçar e seguir em frente

No dia 8 de junho, realizou-se um encontro organizado pelo Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro com a colaboração da Ser Mais Valia, estando presentes dois Pró-Reitores e alguns docentes daquela Universidade, elementos da direção da SMV e vários dos seus voluntários, além da maioria dos estudantes dos PALOP a quem esta associação presta apoio no âmbito do Projeto Mentoring Mais Valia, e ainda alguns estudantes da CPLP apoiados pela própria Universidade.

O encontro, que teve como tema “Vivências e trajectórias no Ensino Superior em Portugal – a voz dos estudantes da CPLP”, integrou três painéis: 1. “A preparação e a chegada às Universidades Portuguesas – expectativas e motivações”; 2. “A estadia na(s) universidade(s) portuguesa(s) – desafios e oportunidades; 3.“O regresso ao seu país – impacto da formação nos países de origem”.

Em todos os painéis foram dados  testemunhos pelos estudantes sobre o “sonho de estudar em Portugal”, as motivações que os levaram a prosseguir este objetivo e as barreiras de vária ordem que tiveram de ultrapassar para cá chegar.

Também foram narradas as dificuldades de adaptação ao meio académico e social em Portugal, sendo por muitos referido o apoio de amigos e dos voluntários da SMV, tendo presente o lema “batalhar, esforçar e seguir em frente”.

Os estudantes que se encontram em fase de conclusão da sua formação realçaram a premência do regresso aos seus países, acreditando que podem vir a ser os motores de “mudança, crescimento e desenvolvimento” dos mesmos.