Continuar a ajudar… o Chibuto

No dia 2 de Julho de 2017, quando entrei no avião , com destino ao distrito de Chibuto, em Moçambique,  senti que aqueles dois meses iam correr bem.

Foram vividos com muita motivação, dedicação e entusiasmo. Não podia ter sido de outra forma, pois a comunidade escolar e local recebeu-me com carinho e valorizou o trabalho que realizámos. Foi um prazer partilhar leituras à sombra de uma árvore, no chão de uma palhota, no jardim municipal, na sala de aula e no centro de saúde, e valeu a pena partilhar experiências com aqueles  professores.

Mas, desta pequena missão trouxe na minha bagagem um projeto: continuar a colaborar com o distrito de Chibuto, atenuar um pouco  as dificuldades daqueles que no seu dia a dia também têm o sonho de  proporcionar aos seus alunos as aprendizagens que os preparem para a vida, e ajudar a melhorar a vida de tantos moçambicanos que vivem com grandes dificuldades onde o acesso à educação e à saúde ainda tem um longo caminho a percorrer.

Neste sentido,  procurei a colaboração de amigos e da associação Cres.Ser, em Abrantes, e foi possível trabalhar em duas direcções.

Os dois jardins de infância do distrito, um no Chibuto e outro no Chimundo, têm pessoas empenhadas e um projeto educativo a realizar. Mas têm falta de equipamento e de material didático. Avaliado o montante necessário, foi estimado em 500€. Lançámos, então, uma campanha de angariação dessa verba para esse objetivo. Feitas as contas, apurou-se o resultado de 740,20€, que foi enviado através da AIDGLOBAL, uma ONGD a operar naquele terreno. Parte dessa verba foi já entregue a um dos jardins de infância e a outra vai seguir em direção ao segundo.

Foi ainda possível recolher uma boa quantidade de  livros que foram entregues também à AIDGLOBAL que os fez chegar às bibliotecas escolares do Chibuto.

Outras iniciativas poderão ser tomadas para ajudar a educação em Chibuto, pois a minha missão não terminou naquele final de Agosto e a ligação a Moçambique será para durar. Um sonho trouxe outro sonho, continuar a colaborar. Eles merecem!

Maria Fernanda Antrunes