Momento da entrega de diplomas no Centro Cultural Português, em Bissau

De volta à Guiné-Bissau

“Ninguém ignora tudo.

 Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa.

 Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre.”

   Paulo Freire

Em tempo de certezas, grandes avanços e saberes, acordámos para uma realidade onde tudo é posto em causa. Assim, foi necessário parar, esperar, refazer projetos e procurar soluções.

Das missões no terreno, passámos à formação on-line partilhando tela com os formandos. A associação Ser Mais Valia acreditou ser possível e o Camões I.P., nosso parceiro, ajudou com apoio técnico e logístico no Centro Cultural Português em Bissau.

Visando a melhoria da proficiência em Língua Portuguesa, as sessões, à distância, contaram com um grupo de formandos dos Ministérios da Saúde e do Interior.

As dificuldades começaram com muitas dúvidas, insegurança no uso das tecnologias, formação digital, curiosidade e vontade de continuar.

Na sessão de apresentação, decidimos estratégias, metodologias de trabalho, tempos de avaliação e de recomeço. A distância entre formandos e formador, o uso de máscara (lá) ou as possíveis falhas técnicas e de internet, gerando preocupação, ajudaram a procurar soluções que, diminuindo as dificuldades, garantissem a continuidade e o sucesso do nosso trabalho.

À vontade de partilhar saberes juntou-se a curiosidade pela novidade e seus resultados. Logo de início demos conta de que nada seria facilitado e que o desafio esperava uma resposta de todos. Agradeço e saliento o contributo dos que se disponibilizaram para estar “atentos” às aselhices que pudessem surgir. Os formandos foram cooperantes e interessados, permitindo a sequência dos temas e respondendo de acordo com os seus interesses / motivações.

Sem sair de casa, voltámos à Guiné mas, desta vez, tudo era bem diferente! Ficaram dúvidas, saudades e amizades misturadas em cada etapa de caminho. Nosso bem-haja a todos e a cada um que tornou possível este encontro.

Estamos juntos.

Leonida Milhões
Voluntária da SMV
Monitora de uma turma de RCLP, Reforço de Competências em Língua Portuguesa