DIA MUNDIAL DE ÁFRICA (25 de maio)

Terra nem rasa nem funda

 

A África é um continente vasto na história da sua ancestralidade, identidade e na sua imagem. 25 de Maio mais uma vez vem fazer com que nós, africanos, lembremos do porquê que celebramos esta data, com muito carinho e com muita festa. O dia da África deve servir de reflexão, entender o porquê de 25 de maio e da importância dela. Para chegarmos ao nível que tanto almejamos, precisamos de disciplina, de trabalho e de muita fé.

Plantemos a fé! O que acontece hoje implicará todo o amanhã do berço da humanidade. O futuro de milhares de jovens está nas mãos destes líderes falidos e descrentes numa África que luta com todas as armas que tem, para sobreviver ao preconceito, desemprego, terrorismo, entre outros. Qual é o pensamento que os futuros adultos, que hoje carregam sonhos, terão dentro de si para tornar a África em um lugar melhor? Podemos plantar a fé em um povo que ama e quer a África do bem, ou simplesmente podemos ignorar o facto de a nossa fé ser um refúgio para o cansado combatente da desigualdade humana. Por isso de pés juntos e firmes, nesta terra nem rasa nem funda, peço ao Senhor: “Dai-nos motivos para plantar a fé pela África”.

Neste tempo sombrio em que os problemas económicos e sociais se agravaram com a nova pandemia do covid-19, embora os países africanos tenham respondido com eficácia a esta crise, ainda tem muito que fazer para melhorar.

Romana Brandão
24 anos, de São Tomé e Príncipe
auxiliar de ação direta, no Centro Social de Coelhoso, Bragança