DIA MUNDIAL DA ÁGUA (22 de Março)

Água e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em 2010, reconheceu o acesso à água como um direito humano, exigindo aos Estados-membros a criação de condições para fornecer acesso universal à água e ao saneamento – um dever estabelecido nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 6).

A água é fundamental para o desenvolvimento socioeconómico, para a produção de energia e alimentos, para a construção de ecossistemas saudáveis ​​e para a sobrevivência da espécie humana. A água é também essencial para fazer frente às alterações climáticas, servindo como elo crucial entre a sociedade e o meio ambiente. Daí estar no centro do desenvolvimento sustentável e definir o Objetivo 6 da Agenda 2030 para o Desenvolvimento, que defende o acesso universal e equitativo à água potável e ao saneamento até 2030.

As metas deste ODS abrangem todos os aspetos dos sistemas de ciclo da água e saneamento, e a sua conquista é projetada para contribuir para o progresso numa série de outros ODS, principalmente na esfera da saúde, educação, economia e meio ambiente.

A desafiar o cumprimento do ODS 6, estão milhões de pessoas que vivem sem este recurso essencial – quer em casa, na escola, no local de trabalho, em terrenos agrícolas ou em fábricas. Entre os mais afetados pela escassez de água potável e saneamento estão os mais pobres ou que sofrem discriminação social, como minorias étnicas, mulheres, crianças, refugiados, povos indígenas, pessoas com deficiências, entre outros.

 

Factos sobre a água:

A indústria (incluindo a geração de energia) é responsável por 19% do consumo de água e as famílias por 12%. A demanda global da água potável vai sofrer um aumento na ordem dos 20 a 30% até 2050 e que, caso a degradação do ambiente e as pressões insustentáveis ​​sobre os recursos hídricos globais continuem, em 2050, 45% do PIB mundial e 40% da produção mundial de cereais estarão em risco.

 

  • 2,1 mil milhões de pessoas não têm acesso a serviços de água potável com segurança (WHO/UNICEF 2017)
  • 4,5 mil milhões de pessoas carecem de serviços de saneamento com segurança (WHO/ UNICEF 2017)
  • 1,5 milhões de crianças com menos de cinco anos morrem todos os anos de doenças relacionadas com a diarreia (WHO/UNICEF 2015) 
  • A escassez de água já afeta quatro em cada dez pessoas (QUEM)
  • 90% de todos os desastres naturais estão relacionados com a água (UNISDR)
  • 80% das águas residuais retornam ao ecossistema sem serem tratadas ou reutilizadas (UNESCO, 2017)
  • Cerca de dois terços dos rios transfronteiriços do mundo não possuem uma estrutura de gestão cooperativa(SIWI)

 

Dados recolhidos no UNRIC
(Nações Unidas Centro Regional de Informação para a Europa Ocidental)