KINDNESS *

Gentileza e Bondade – Valores a desenvolver desde cedo

 

A ‘International Expressions of Kindness’ (Expressões Internacionais de Bondade e Gentileza) é um projeto destinado a crianças dos 3 aos 18 anos, desde janeiro a maio de 2022, por Tatyana Tsyrlina-Spady, uma investigadora de origem ucraniana radicada nos Estados Unidos.

O projeto tem apoios de diversas entidades sem fins lucrativos e conta com coordenadores locais em mais de 70 países, que promovem a difusão do projeto junto das comunidades locais, crianças, famílias, escolas e outras instituições de apoio. (Cf. https://Express-Kindness.org/international-coordinators-team/ )

A escolha do tema (Bondade/Gentileza) resulta da consciência de que “a bondade é um valor extremamente importante no mundo, que precisa de ser ativamente demonstrado às crianças em cada geração – sobretudo em momentos como estes, quando o nosso planeta parece especialmente frágil e facilmente subjugado pela raiva e hostilidade”, como escreve a criadora do projeto.

Na concretização do projeto, as crianças são convidadas a criar documentos sobre o seu entendimento do que é a bondade, a bondade dos outros, ou testemunhos de bondade encontrados no mundo à sua volta. Podem construí-lo a título individual, familiar ou de grupo (escola ou outro) e nos mais variados suportes (fotografia, desenho, texto, vídeo, …). Estes documentos são colocados numa plataforma e ficam disponíveis para consulta e utilização em programas de educação, em cidadania e desenvolvimento. O projeto é educativo, gratuito e todos os participantes recebem um certificado de participação.

O formulário para colocação online, assim como a declaração de autorização (consentimento informado) dos pais e encarregados de educação, está disponível em diferentes línguas, nomeadamente em português (Cf. https://express-kindness.org/how-to-submit-your-entry/ ), bem como as instruções para a referida colocação (vd. https://express-kindness.org/wp-content/uploads/2022/03/Instructions-in-Portuguese-1.pdf ).

Para um melhor conhecimento do projeto, poderão consultar as seguintes redes sociais:
Facebook – https://m.facebook.com/International-Expressions-of-Kindness-110167604872572/
Instagram – https://www.instagram.com/internationalexpressions/
YouTube – https://www.youtube.com/channel/UCP73eKyVlutsLqHnkkF_mkg/featured
Twitter – https://twitter.com/KindnessExpress

* Maria da Conceição Azevedo, Associada da Ser MaisValia, é a coordenadora em Portugal do projeto KINDNESS.