Lutar sem desistir

Requalificação da Sala de Informática da Associação dos Amigos das Escolas da Guiné-Bissau

O voluntário da Ser Mais valia (SMV), em missão de formação em informática básica para alunos da Escola Betel, que decorreu, em Cacine, entre janeiro e março de 2022, na sala de informática da Associação dos Amigos das Escolas da Guiné-Bissau (AAEGB), encontrou equipamentos em fim de vida útil.

José Luz, perante um cenário que trazia grandes dificuldades ao seu trabalho, não desistiu e começou por meter mãos à obra. Nesse sentido, tentou por diferentes meios recuperar os equipamentos existentes. Mas o facto de terem estado parados durante muito tempo, a aspereza das condições ambientais locais, de elevadas temperaturas e humidade, entre outras, tinha agravado a situação.

Mesmo assim, o voluntário da SMV conseguiu manter 12 computadores a funcionar, ainda que em condições precárias ao nível do hardware e, também com constrangimentos de software.

Entretanto, a AAEGB informou contactos seus na Suécia, da missão da SMV e dos constrangimentos existentes, ilustrando com um vídeo produzido e editado por José Luz.

O vídeo e o apelo da AAEGB produziram efeito e, muito rapidamente foi disponibilizado financiamento, na Suécia, para a substituição integral de 12 computadores, que chegaram a Cacine a tempo de o voluntário da SMV os configurar para uma próxima edição de formação em informática.