Encontros Regionais do Projeto Mentoring Ser Mais Valia

Nos passados dias 5, 12 e 19 de março realizaram-se Encontros Regionais do Projeto Mentoring Ser Mais Valia com a participação de estudantes, mentores e Amigos, respetivamente, em Coimbra, Porto e Lisboa. Foram também convidados a estar presentes representantes das Associações Académicas.

Estes encontros, que contaram com a presença de 75% dos estudantes apoiados, serviram o propósito de criar espaços de diálogo para “troca de experiências e construção de pontes e canais de comunicação” (Objetivo Específico 6.1.10 do Projeto). Naturalmente e, após um longo período de impedimento de reuniões presenciais, a proximidade física e o olhar nos olhos de cada um proporcionou momentos de alegria e de um convívio muito salutar.

No período da manhã, foi apresentado o Projeto Mentoring Ser Mais Valia, seguido de debate, e foi dada voz aos estudantes para que dessem, individualmente, o seu olhar sobre a sua integração e o apoio prestado pelo Projeto. Com o objetivo de divulgar as ações das Associações de Estudantes, os representantes presentes apresentaram os seus planos de trabalho para a integração, os serviços e os apoios académicos disponíveis para os estudantes.

No período da tarde, tiveram voz os mentores, um momento igualmente importante, onde se identificarem as dificuldades e as mais valias pessoais recebidas no desenvolvimento da ação junto dos estudantes resultantes de um projeto intergeracional e intercultural.

Estes encontros permitiram manter abertas as janelas já abertas, abrir as entreabertas e identificar janelas a abrir, ou seja, consolidaram ações desenvolvidas e apontaram novos caminhos para o Projeto Mentoring Ser Mais Valia.

O Grupo Coordenador

Ana do Carmo Lopes, Maria Clara Oliveira, Maria Helena Coelho