DIA INTERNACIONAL DO RISO (18 de janeiro)

Hoje é o Dia Internacional do Riso.

E o que é o riso que tanta importância lhe damos, celebrando-o com um dia a ele dedicado? Pois bem, o Riso é nada mais, nada menos, do que a maior expressão humana de bem-estar, mesmo que momentâneo, de união, de quebra do quotidiano e, principalmente, pausa daquilo que nos torna sérios, maldispostos, stressados.

Com a celebração deste dia, desafiamos a todos a que pensem em algo bom, engraçado, quem sabe até, provocatório, e partilhe com quem está ao redor, ou até à distância de uma mensagem ou uma vídeochamada. A comicidade faz parte do ser humano, seja entre amigos e familiares, ou na expressão artística. Existe de facto a necessidade de descompressão e o riso, ou até um sorriso, é capaz de criar o efeito desejado.

Lembram-se dos bufões medievais? Aqueles seres feios e incorretos que eram parte essencial dos carnavais? Eles procuravam dar às pessoas algo mais que a dura realidade em que se encontravam e faziam-no através da inversão de poderes: no Carnaval, o bufão era rei. Aquele que provocava o riso era a figura principal. Ou os clowns do circo, que procuravam representar o desajeitado – que, nada mais nada menos, somos nós próprios no nosso dia a dia – de forma a provocar riso através do reconhecimento de nós mesmos.

Fernando Pessoa disse que “Quem pensa, ri; só não ri quem só faz cara que pensa. Ri, bruto!”. Procuremos não nos abster à seriedade do mundo, mas encontremos formas de rir e, principalmente, fazer rir. O riso é uma verdadeira comunhão entre pessoas, pois cria um laço de partilha e uma sensação de união e pertença.

Pensemos como Pessoa, não sejamos brutos, mas sim libertos. Ou ainda, como diz Chico Buarque,

No Carnaval, esperança
Que gente longe viva na lembrança
Que gente triste possa entrar na dança
Que gente grande saiba ser criança

 E possamos sempre encontrar um momento de leveza, um breve sorriso e um bom riso que nos acorde e nos faça um pouco mais alegres, a nós e aos outros.

E, lembremo-nos, nunca foi tão precisa como hoje e amanhã a nossa capacidade de rir e de provocar a alegria no outro.

 

Inês Santos, 18 de Janeiro 2021
Amiga e seguidora da S.M.V.