Dia Mundial de Conservação da Natureza (28 de julho)

Bijagós, onde “Todas as plantas têm dono” !

 

O Arquipélago dos Bijagós, na Guiné-Bissau, é um dos sítios costeiros mais importantes de África na conservação da natureza. A sua biodiversidade, tanto na parte terrestre como nas águas pouco profundas, tem muito a ver com os valores e tradições do povo bijagó, assentes numa relação muito especial com a fauna e a flora selvagens.

O arquipélago foi classificado como reserva da biosfera em 1996 e zona costeira húmida de importância internacional em 2014, tendo sido relançada recentemente a candidatura a Património Mundial da UNESCO.

E como é possível preservar este ecossistema único?

Basta reconhecer, respeitar e proteger os direitos das comunidades locais e compreender como as suas tradições culturais e espirituais integram a conservação, permitindo-lhes gerir os territórios e os recursos em benefício dos seres humanos e da natureza.

Quis o acaso que estivesse, neste Dia Mundial de Conservação da Natureza, aqui, no Arquipélago dos Bijagós, onde estou a escrever este texto para a “Ser Mais Valia”, a associação de voluntariado de que faço parte.

A foto foi tirada ontem em Poilão, uma das ilhas do Arquipélago dos Bijagós. Não é habitada e pertence aos habitantes da Ilha de Canhabaque. Não sendo permitido o derramamento de sangue humano ou animal, esta ilha sagrada tornou-se o mais importante local na costa africana para a desova da tartaruga-verde, classificada como uma espécie em extinção.

“As plantas pertencem a Nindo (Deus). A Nindo e aos irãs (espíritos). Todas as plantas têm dono. Não se pode apenas chegar e tirar. Se quebrarmos as regras, será a desgraça total. Não haverá salvação possível. Sem solução.

Todas as árvores da floresta têm um espírito residente. São habitadas. Os umbrais dos poilões são os seus abrigos.”

(…)

“Quando Nindo enviou Apakame para povoar a Terra, a Terra queixou-se e disse:

– Vão dar-me muitos incómodos. Vão-me pisar, lavrar, sachar.

Vai ser doloroso. Como vais recompensar-me?

Nindo respondeu-lhe:

– Vão ser enterrados no teu seio e oferecer-te os seus espíritos.”

Extratos de dois programas da RTP2 sobre os Bijagós.

António Pereira (28-07-2021)

 

 

António Pereira
Voluntário da SMV