8000 km em 80 dias – Carta Zeca

 

Sou Zeca Carlos, tenho 19 anos de idade e estou no ensino superior cá em Moçambique.

Eu sou gaiato e tenho orgulho de ser gaiato, pois estes me ajudaram a sair do sufoco e estão a me ajudar bastante, não só a Casa do Gaiato também vocês que lutam para que eu tenha um futuro digno.

Cheguei na Casa do Gaiato com 8 anos de idade e iniciei a minha caminhada estudantil na primeira classe em 2009 na Casa do Gaiato. O motivo de eu ir parar na Casa do Gaiato foi a perda da minha mãe biológica em 2008, ela morreu e deixou 4 filhos com papá para ele cuidar, mas ele não conseguiu, procurou ajudas e achou, pois quem procura encontra.

Quando criança, o meu maior sonho era de ser contabilista mas quando cheguei ao ensino secundário comecei a ter noção da eletricidade e a partir daí coloquei na cabeça que queria ser eletricista (eletrotécnica) e com esse pensamento fui terminando o ensino secundário. Quando terminei o ensino secundário no ano passado (2019) me inscrevi no ensino superior, em universidades públicas, e tive que fazer exames para conseguir vaga. Me inscrevi em duas universidades (universidade Eduardo Modlhane e Pedagógica, ambas na cidade de Maputo cá em Moçambique). Os exames nestas universidades decorreram neste ano de 2020. Na Universidade Eduardo Modlhane me inscrevi para Engenharia Elétrica e na Pedagógica para o ensino de Física. Tinha que passar a dois exames (Física e Matemática). Quando saíram os resultados dos exames fiquei ansioso e quis vê-los, na Eduardo Modlhane não consegui ser admitido e logo perdi a vaga nessa universidade. Depois saíram os resultados da Universidade Pedagógica: graças a Deus consegui a admissão, me cadastrei e fiz a matrícula e até hoje estou a fazer a licenciatura para o ensino de física.

Primeiramente eu não estava a gostar do curso porque queria ser engenheiro. Fui conversando com o tio Ângelo e ele me incentivou para que seguisse o curso com amor porque os frutos quem irá colher sou eu. Dito e feito, agarrei o curso e já estou muito apegado ao curso, estou a gostar bastante e feliz por saber que serei mais um professor de Física para o meu país.

Quero agradecer muito por tudo que têm feito para que consiga estudar, muito obrigado.