4 perguntas a Ana Paula Artur

A Irmã Ana Paula Ferreira Artur é Franciscana Hospitaleira da Imaculada Conceição. É natural da província de Nampula, Moçambique, e conhecemo-la como responsável pela Casa Madre Maria Clara, em Maputo, onde residem as nossas três apadrinhadas. Está na vida religiosa desde 1995, trabalhou na casa Madre Maria Clara até ao ano de 2019. Atualmente encontra-se a viver na sede da congregação em Moçambique, pois foi chamada a responsabilidades a nível provincial. Como foi com ela que iniciámos o processo de apadrinhamento, quisemos ouvi-la.

1- Irmã Ana Paula, tem dedicado muito do seu trabalho à Casa Madre Maria Clara em Maputo. A Casa apoia 80 meninas, dos 4 aos 26 anos. Em que se baseia e em que consiste esse apoio?

O nosso apoio às meninas vai desde a alimentação, a higiene e a saúde, a educação para a promoção da mulher e neste caso da rapariga.

2 – Além da Casa Madre Clara, as Irmãs têm em Maputo outros espaços e valências que são aproveitados para outras actividades. Quer dizer-nos quais são essas actividades?

Na escola primária Rainha Sofia lecionamos da 1ª à 7ª classe. Temos, também, Lares de Rapazes e raparigas em Marracuene, Centro de Saúde e Ensino Técnico Profissional em Marracuene.

3 – Uma Casa dessa dimensão tem muitas necessidades ou carências. Que tipo de apoios gostaria de receber ou quais são os mais prementes?

Necessitamos muito de:

– Apoio nos pagamentos das propinas,

– Alimentação,

– Material e produtos de higiene, limpeza e desinfecção.

4 – A associação Ser Mais Valia tem apoiado o Centro Maria Clara e, neste momento, tem em curso uma campanha de apadrinhamento de meninas para que possam progredir nos estudos. Considera importante este apadrinhamento? Porquê?

Sim, porque vai ajudar bastante na formação destas meninas e no seu progresso em todos os sentidos.

Agradecemos muito à Associação Ser Mais Valia por todo o apoio e colaboração nesta batalha de educar as nossas crianças!

 

Recolha de Isabel Amorim
voluntária da SMV