E assim se fez o PEA (Português em Ação)!

A ideia de criar uma plataforma interativa com conteúdos de língua portuguesa para os meus alunos era um projeto antigo e sempre adiado pela falta de condições informáticas na escola onde trabalhava.

Num dos encontros da Ser Mais Valia (Aveiro, 2019), no regresso, fiquei ao lado da minha amiga Maria Helena. Como tanto ela como eu temos uma robusta veia comunicativa, durante o percurso até Lisboa, falámos de tudo e mais alguma coisa!

Já não sei em que sequência, acabámos por falar de sonhos, dizendo-me ela que nunca deveríamos abdicar deles. Aí, falei-lhe do meu sonho da plataforma e da minha convicção de que o assunto estava encerrado. Reagiu com veemência contra tal ideia, dizendo-me que se havia coisa em que ela gostava de se envolver, era na realização de sonhos!

Depois de querer saber com detalhe em que consistia o projeto, prometeu falar com o Edmundo, pois achava que seríamos a equipa certa para passar à ação.

E o caminho fez-se: explicação do projeto ao Edmundo, envio de atividades e desenho e montagem, por ele, de toda da estrutura. Depois de muitos emails trocados e muitas conversas pelo telefone e via Zoom, nasceu o PEA!

Nesse trabalho, o Edmundo e eu descobrimo-nos e trabalhámos com uma motivação imensa. Ele incentivava-me a apresentar tudo aquilo que eu gostaria que se fizesse (mesmo que parecesse difícil ou impossível de realizar) e ele criava engenhosamente as condições de realização. E discutíamos com entusiasmo as caixas a pôr, os títulos, as imagens e as cores, que escolhíamos de um catálogo como quem vai a uma loja de tintas Robbialac.

Um momento também marcante na realização do projeto foi a criação do logótipo, que a Clara Jana (filha do nosso colega voluntário Jana) teve a gentileza de criar para nós.

Quando entrei a primeira vez em https://sermaisvalia-pea.org e vi tudo articulado e a funcionar, com a magia que só a informática pode dar, foi uma emoção.

O meu obrigado à minha querida Maria Helena (madrinha do projeto), ao amigo Edmundo pelo seu trabalho incansável que correspondeu e tem correspondido às minhas melhores expectativas e ao apoio incondicional da direção da SMV. O sonho existia, mas, sem essas pessoas, a obra não teria nascido…

 

António Pereira

Voluntário SMV

 

P.s.: O PEA é um projeto aberto a todos os que queiram criar e partilhar atividades de língua portuguesa que sejam interativas e autocorretivas.