Um encontro de mentores

No passado dia 7 de fevereiro realizou-se o encontro anual de mentores para uma reflexão partilhada sobre o Projeto Mentoring. Em face das solicitações que foram chegando à Associação, o projeto alargou o seu âmbito de ação. Presentemente o projeto tem como destinatários os estudantes dos PALOP, de outros países e cidadãos nacionais, sendo acompanhados 20 estudantes por 13 mentores e 5 “amigos” do Mentoring. Estes “amigos” apoiam os estudantes em áreas disciplinares específicas.

Os mentores partilharam as suas experiências e vivências com os estudantes que acompanham, relatos que confirmaram que o Mentoring reveste formas diferentes de intervenção e que para cada situação é necessário o desenvolvimento de uma estratégia adequada ao desenvolvimento do percurso académico de cada estudante sua autonomia e inserção nos diferentes contextos da sociedade portuguesa.

A avaliação final do encontro apontou para a continuação da partilha de “práticas” entre mentores e a adequação permanente do projeto à realidade dos estudantes, sempre com respeito pelos “objetivos e princípios orientadores” do projeto:  “A integração plena dos estudantes na sociedade é um fator determinante para o seu sucesso académico”.