Energia solar em Cumura Guiné-Bissau

Energia Solar para Cuidados Maternos no Hospital do Mal de Hansen, em Cumura- Guiné-Bissau

Este projeto visa instalar um sistema de energia solar fotovoltaica na maternidade do hospital, garantindo o funcionamento de dispositivos críticos, como iluminação e aparelhos médicos essenciais para os partos. Inclui também a substituição e reforço das luminárias e lâmpadas existentes, melhorando a qualidade da iluminação e a eficiência energética.

A iniciativa surge em resposta às condições críticas enfrentadas pela maternidade do hospital devido à má qualidade da rede pública de distribuição de energia elétrica, cuja continuidade não é confiável. Atualmente, quando há falhas na energia elétrica da rede pública, os partos são realizados em condições inadequadas, muitas vezes à luz de telemóveis, em condições de risco para a vida das mães e dos bebés.

Na ausência de energia da rede pública, a continuidade da operação dos equipamentos médicos essenciais para os partos e da iluminação será garantida por baterias incluídas no sistema fotovoltaico, mesmo quando não há radiação solar ou esta não é suficiente.

A produção de energia fotovoltaica, conjuntamente com a redução do consumo pela melhoria da eficiência energética da iluminação, também reduzirá os custos com a fatura de energia. Além disso, a produção de energia fotovoltaica é uma solução mais sustentável que a alternativa com gerador a diesel, tanto do ponto de vista ambiental como de custos operacionais.

Além dos beneficiários diretos deste projeto, que são as mulheres que procuram atendimento na maternidade, toda a comunidade local beneficiará da melhoria na saúde materna e neonatal, que contribuirá para a redução das taxas de mortalidade materna e neonatal, que na Guiné-Bissau estão entre as mais elevadas do mundo.

O presente projeto foi viabilizado através de uma uma candidatura bem sucedida a um programa de financiamento através da Embaixada da Austrália. O processo está atualmente em fase de preparação de consulta ao mercado para a aquisição dos equipamentos.

 

José Luz

Voluntário SMV