Chamo-me Carminda Luís Cuengue, tenho 25 anos de idade. A minha família encontra-se na província de Sofala, na localidade de Chupanga. Somos oito irmãos três são rapazes e cinco são raparigas, sou órfã de pai, a minha mãe é camponesa.
Vim para Maputo, para a casa Madre Maria Clara, das Irmãs Franciscanas, muito nova, andava na 5ª classe. Fiz os estudos básicos aqui. Hoje o meu sonho é de ser uma engenheira agrónoma porque gosto de trabalhar no campo, na machamba e dar assistência aos animais.
Fiz o meu ensino básico na província de Maputo no curso de agropecuária em dois anos (2011-2012), quando terminei fui para Instituto Agrário de Boane onde fiz o ensino médio, (3 anos) em agropecuária. Em 2019 estou a fazer o segundo de quatro anos de licenciatura na universidade pedagógica (curso agropecuária).
Nesta caminhada dos meus estudos tenho dificuldades, há meses em que tenho aulas práticas e estágios que são feitos nas províncias e que não consigo ir porque é distante e também por falta de recursos.
Estou feliz por ter sido acolhida pelas Irmãs desde pequena e elas me dão muito apoio e uma educação para a minha vida, aprendo muita coisa com elas sou uma pessoa que gosta de aprender e trabalhar. Eu agradeço muito e muito mesmo do fundo do meu coração por tudo que o Senhor me dá, dia a pós dia, e por todos os benfeitores que me ajudam.
Muito obrigada por tudo!
Carminda Luís Cuengue