Uma iniciativa exemplar

Com o objectivo de reciclar as garrafas de vidro existentes na Ilha do Príncipe, provenientes da proliferação da cerveja e de outras bebidas mportadas, um grupo de mulheres empreendedoras da Ilha, mais precisamente da Comunidade de Porto Real, aceitou o desafio e decidiu, com o apoio da Fundação Príncipe Trust e Governo Regional, criar uma Cooperativa de Valorização de Resíduos, permitindo, desta forma, encontrar respostas para a falta de emprego na Ilha.

Através de uma parceria entre o Governo Regional e a Fundação Príncipe Trust, foi activado o centro de compostagem existente, estando já a produzir compostos, provenientes dos resíduos orgânicos. Foi também reabilitada a antiga Roça de Porto Real, onde se encontra instalada a fábrica de bijuterias, feitas de vidro reciclado.
Este projecto rec

ebeu, em 2017, o Prémio Terre de Femmes, da Fundação Yves Rochet, cujo valor permitiu a aquisição de uma viatura para recolha dos resíduos, bem como para o transporte e entrega dos produtos finais.

Em Dezembro de 2018, no âmbito do Projecto + ValoRes e a convite da TESE, participaram na segunda edição da Feira de Reciclagem, que se realizou no Centro Cultural Português em São Tomé, onde apresentaram todos os seus produtos de transformação de resíduos.

Nesta Cooperativa trabalham actualmente vinte mulheres que encontraram uma oportunidade de desenvolvimento social e económico através da valorização dos resíduos orgânicos e do vidro existente na Ilha do Príncipe.

Graciela Pinheiro