Arte no Moinho em Movimento

No âmbito do projeto “Mulheres Africanas em Portugal”, resultante de uma parceria entre a Fundação Aga Khan e a Ser Mais Valia, foram realizados alguns trabalhos na área das artes plásticas entre 29 de janeiro e 28 de março de 2019, em substituição das sessões de movimento cuja voluntária se encontrava em missão fora do país.

Pretendia-se desenvolver a destreza manual e a motricidade fina. Para isso escolheu-se o recorte, a colagem e a pintura. O objectivo imediato do trabalho era a elaboração de uma moldura ou quadro com uma fotografia. Umas mulheres escolheram trabalhar com fotografias dos netos, outras dos filhos e outras delas próprias. Pensou-se que seria a maneira mais fácil de as motivar para um tipo de actividade com a qual nunca tiveram qualquer contacto. Dos materiais, salientam-se restos de tecidos africanos trazidos por elas e recortes de revistas. As revistas serviram não só de “tinta”, mas também de mostruário de formas que seleccionaram para colar nas suas composições. Para além destes materiais, algumas pintaram parte dos seus trabalhos com tinta acrílica.

As imagens são alguns exemplos dos exercícios executados pelas destinatárias do projeto, mulheres cabo-verdianas e guineenses, na associação Moinho em Movimento da freguesia de Porto Salvo, concelho de Oeiras.

Graça Carvalho