Ser Mais Valia e Associação de Estudantes Guineenses do Porto “Djunta mon” com a Língua Portuguesa
A Língua Portuguesa tem sido uma das grandes dificuldades sentidas pelos estudantes que, vindos dos PALOP, frequentam o ensino superior em Portugal. Ciente deste problema a SMV foi pioneira na implementação de uma resposta criando o Projeto Mentoring já bem conhecido no meio universitário. Foi neste contexto que a Associação de Estudantes Guineenses do Porto, à qual todos os dias chegam ecos desta realidade, abordou a Ser Mais Valia pedindo um apoio continuado, melhoria da proficiência em Língua Portuguesa, junto dos estudantes guineenses a frequentar as Universidades, Institutos Politécnicos e Escolas Profissionais da área metropolitana do Porto. Assim, para dar resposta ao pedido da referida Associação, desenvolveu-se no Porto, de junho a julho deste ano, uma Atividade piloto.
O curso, cuja coordenação esteve a cargo da associada Leonida Milhões, contou com a colaboração das associadas Júlia Cordas e Margarida Mouta que, na qualidade de formadoras, asseguraram a lecionação dos conteúdos previstos num Programa previamente delineado com vista ao desenvolvimento/aperfeiçoamento de cinco competências básicas: Compreensão oral, Expressão Oral (Júlia Cordas); Leitura, Gramática e Expressão Escrita (Margarida Mouta). A abordagem da competência oral ocupou duas sessões, tendo o tratamento da competência escrita ocupado as restantes cinco sessões. O curso desenrolou-se ao longo de sete sessões semanais com a duração de 2:30h cada.” como refere Margarida Mouta no relatório final.
As aulas decorreram nas instalações do Centro Comunitário de S. Cirilo no Porto a quem agradecemos o acolhimento, a disponibilidade e o apoio prestado. Salientamos, ainda, que apesar dos constrangimentos desta época do ano em que há exames, recursos, início de férias ou mudança de residência para procurar trabalhos sazonais os alunos tentaram ser pontuais, assíduos, empenhados e motivados. A avaliação desta atividade, feita pelos alunos e pela Associação de Estudantes Guineenses do Porto, é reveladora do quanto eles valorizaram este tempo de formação. Ao pedirem que se avance para um projeto de continuidade mostram o seu reconhecimento pelo que se fez e a vontade de progredir na aprendizagem da Língua Portuguesa como testemunha Olompa Gomes, Presidente da referida Associação, na avaliação feita a esta Atividade.
“Foi um privilégio para a nossa associação poder contar com a vossa colaboração e com o apoio da Associação Ser Mais Valia. O impacto positivo que esta atividade teve nos nossos colegas foi notável, e muitos manifestaram grande interesse em continuar o curso, caso possamos abrir novas turmas no final de setembro.”
A SMV, a AEGP e o CCSCP estão neste momento a unir esforços para estabelecer um Protocolo de parceria que nos permita continuar com o Projeto\“Djunta mon” e, muito brevemente, recomeçar este trabalho no Porto.
SMV e JOÃO13 juntos com a Língua Portuguesa
A Associação João13 é uma associação “com uma envolvência muito grande nas questões da Justiça e Paz” que pretende, com apoio dos seus voluntários “fazer algo transformador quer ao próprio grupo quer às pessoas que vivem nas periferias existenciais da nossa sociedade e da cidade de Lisboa “ colocando-se “ao serviço dos mais desprotegidos e cuidando deles”. Muitos, vindos dos mais diversos países, desconhecem a Língua Portuguesa e isso condiciona-lhes ainda mais a integração e a vida em Portugal. A João13 bem consciente dessa dura realidade solicitou à SMV ajuda nesta área. Reconhecendo a necessidade e acreditando que este poderia ser um projeto inovador de grande impacto na vida destas pessoas elaborou-se um Programa e iniciámos uma Atividade experimental, com a colaboração de Iva Flores, associada SMV, que termina a 30 de outubro. Finda esta primeira fase o trabalho será avaliado para ajustar metodologias e conteúdos de modo a implementar e melhorar esta resposta, ensino da Língua Portuguesa como segunda língua ou língua não materna, nesta instituição.
Leonida Milhões
Voluntária da Ser Mais Valia