Missão na Guiné-Bissau: MCMF e outros Projetos

O voluntário José Luz encerrou a primeira ronda de aulas presenciais em Bissau no âmbito do projeto Melhor Conhecimento – Melhor Futuro (MCMF) 2024-25, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, e desenvolveu outras atividades da Ser Mais Valia na Região.

Com base num diagnóstico prévio às competências em TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação dos estudantes selecionados para o projeto, que tinha revelado um desconhecimento significativo no uso dessas tecnologias, foi desenvolvido um programa específico para capacitá-los com competências essenciais nesta área.

O programa de TIC teve assim dois objetivos principais:
a) Capacitar os alunos no uso de ferramentas de processamento de texto, folhas de cálculo e apresentações, como suporte às atividades das disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa, principais áreas de foco do projeto MCMF.
b) Desenvolver autonomia no uso de dispositivos tecnológicos em ambientes colaborativos, com foco na preparação para as aulas à distância/online de Matemática e Língua Portuguesa, previstas para iniciar em janeiro.

Além das aulas de TIC, o voluntário preparou a infraestrutura da sala de aula para as futuras sessões online. Foram instalados e configurados equipamentos de comunicação e audiovisuais, incluindo sistema de videoconferência, mesa digitalizadora, projetor, etc., além de adaptações no layout da sala. Também foi ministrada formação específica aos monitores locais, que acompanharão presencialmente os alunos durante as aulas online, garantindo sua autonomia no uso das tecnologias disponíveis.

Durante a sua estadia em Bissau, José Luz também visitou a ONG Kasa Garandi, em Safim, onde disponibilizou apoio técnico na identificação de soluções para o acabamento de instalações, e no planeamento do faseamento da respetiva execução, fundamentais para o desenvolvimento das atividades da organização.

Após o término das aulas de TIC, o voluntário estendeu a sua estadia no Hospital do Mal de Hansen, em Cumura, para desenvolver trabalhos preparatórios da instalação de um Sistema de Alimentação Ininterrupta com Energia Fotovoltaica (projeto Energia Solar para Cuidados Maternos, financiado pelo PAD – Programa de Ajuda Direta da Embaixada da Austrália). Foi também ministrada formação técnica à equipe local, capacitando-a para executar a instalação com suporte remoto da Ser Mais Valia (SMV).

O voluntário teve ainda oportunidade de visitar as tabancas de Nagué de Baixo e Bumune, conhecendo de perto as carências dessas comunidades e avaliando possíveis contribuições da SMV para mitigar essas necessidades em eventuais futuros projetos e missões.

Por fim, foi efetuada uma visita ao Hospital Pediátrico de S. José em Bôr, que tinha solicitado apoio à Ser Mais Valia no sentido de reduzir os seus custos com energia, que são incomportáveis, com vista a avaliar a possibilidade de maximizar a auto-produção de energia elétrica com o sistema fotovoltaico de que o hospital dispõe e de reduzir consumos através de medidas de eficiência energética.

 

José Luz

Voluntário SMV