Mais Conhecimento Melhor Futuro

Projeto Mais Conhecimento-Melhor Futuro

A Ser Mais Valia iniciou no mês de outubro 2022 este projeto com o objetivo geral de qualificar jovens guineenses do 12º ano com competências específicas para uma melhor integração na economia digital. 

Além do financiamento pela Fundação Calouste Gulbenkian, contamos com a valiosa colaboração da Cooperação Portuguesa em Bissau e o apoio do Ministério da Educação da República da Guiné-Bissau.

Trata-se de um estudo-piloto com objetivos específicos que visam reforçar as competências nas áreas da Matemática, da Língua Portuguesa e T.I.C. assim como desenvolver competências sociais para a tomada de decisões.

O projeto terá a duração de um ano letivo e inclui 30 jovens das escolas publicas de Bissau, com sessões ministradas tanto de forma presencial como à distância através de uma plataforma informática. Esta atividade tem o apoio local de tutores guineenses nas áreas já referidas.

A progressão da aprendizagem foi objeto de uma avaliação inicial e inclui ainda uma intermédia a meio do percurso e outra no final do projeto.

As competências sociais para a tomada de decisões serão desenvolvidas através de trabalhos em grupo de modo a tornar evidentes a importância do trabalho individual, do esforço coletivo e do debate para uma solução de consenso de modo a permitir a concretização do objetivo do grupo.

No desenvolvimento do projeto temos sido confrontados com inúmeros desafios o maior dos quais tem sido a dificuldade nas comunicações pela instabilidade da rede internet.

Esperamos que no final do Projeto, os estudantes tenham adquirido maior competência nas áreas referidas, facilitando a sua integração no mercado de trabalho local ou na continuação dos seus estudos numa instituição universitária. 

 

Lincoln Justo da Silva

Presidente da direção da SMV