A esperança é o sonho do Homem acordado
A convite da Cooperação Portuguesa na Guiné-Bissau, a Ser Mais Valia esteve presente no encerramento do Projeto de Reforço de Competências em língua portuguesa destinado aos funcionários da administração pública, numa parceria com o Camões, Instituto da Cooperação e da língua.
O Programa, construído pelo voluntário António Pereira, constituiu o pilar da formação materializada pelos voluntários da SMV Aida Batista, Fernanda Antunes, Graciela Pinheiro, Iva Flores, José Jana, Leonida Milhões, Manuela Novais e Maria do Espírito Santo.
Ainda que os transtornos, provocados pela pandemia Covid 19, tenham levado à interrupção das missões, adequação de conteúdos para o ensino à distância e a uma total recalendarização das atividades, a equipa manteve o seu compromisso e regressou ao terreno, cimentando a credibilidade da SMV junto dos parceiros.
Como planeado, durante a nossa estadia em Bissau foi possível, numa cultura de partilha e solidariedade, refletir com os nossos parceiros sobre as intervenções a realizar pela SMV no próximo ano.
Confirmámos a parceria com a Cooperação Portuguesa na GB, renovámos o Protocolo com o Hospital Pediátrico de Bôr, abrimos caminho para a celebração de Protocolos com o Hospital de Cumura, Escola Nacional de Saúde e Ordem dos Advogados da GB.
Nestes contactos pudemos constatar que a determinação e compromisso de prosseguir um caminho de construção de um futuro com menos restrições, mais justo e com acesso ao conhecimento os faz manter a esperança dos homens acordados.