Projeto Mais Conhecimento-Melhor Futuro

Capacitar para avançar

Este nosso projeto financiado pela Fundação Gulbenkian terá início no dia 28 de outubro 2022 e destina-se a um grupo de 30 estudantes do ensino secundário da rede publica da Guiné-Bissau tendo como objetivos reforçar as competências em Matemática, melhorar o uso da Língua Portuguesa, desenvolver a literacia em TIC e as competências sociais para a tomada de decisões.

Conta também com o apoio da Cooperação Portuguesa em Bissau e o patrocínio do Ministério da Educação da República da Guiné-Bissau.

O Projeto desenvolver-se-á durante o ano letivo de 2022-2023 com sessões presenciais e à distância sobre os temas atrás mencionados. Os trinta estudantes foram selecionados de um conjunto de alunos designados pelo Ministério da Educação da Guiné-Bissau, que se submeteram a um teste de seleção elaborado pela SER MAIS-VALIA.

A gestão específica das diferentes atividades passará pela mobilização e contratação de professores para as 3 disciplinas entre os nossos associados e docentes externos com experiência de contexto assim como de tutores locais para acompanhamento dos jovens selecionados.

Esperam-se como resultados uma melhoria da avaliação de 70% em relação ao teste inicial tanto na área da Matemática como da Língua Portuguesa. Espera-se também que no final das atividades previstas os estudantes sejam utilizadores autónomos das TIC e sejam capazes de reconhecer a importância da cooperação na procura da solução para qualquer problema com que sejam confrontados.

Este projeto permitirá aos estudantes que nela participam um contato com novas metodologias de ensino, aquisição e consolidação de conhecimentos e capacidade para avançar tanto na continuação dos seus percursos académicos como integrar-se na rede local de trabalho.