Encontro anual da SMV – Coimbra!

O  1º Encontro SMV, no pós pandemia!

O Colégio Santo Agostinho, isto é, a atual Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCE-UC), acolheu no dia 15 outubro 2022 (dia Santa Teresa de Ávila), o encontro Ser Mais Valia, primeiro encontro nacional presencial de associados no pós pandemia.

Chegar ao centro da cidade de Coimbra e estacionar na Alta não foi tarefa fácil, mas nada que os membros desta associação não tenham enfrentado como uma ‘mais valia’ ao tão necessário encontro, em presença e com maior proximidade, de todos.

As boas vindas aconteceram no Claustro de edifício do seculo XVI, onde ‘reside’ parte da FPCE-UC, com um merecido café e bolinhos que suavizaram o tempo de viagem, a caminhada em calçada pouco amigável e, também, serviram de introdução ao momento seguinte.

Na sala dos Conselhos da FPCE foi, então, iniciada pelo presidente da direção, Linconl J. da Silva, a conversa mais formal do encontro com uma descrição, com fotografias, dos diversos projetos e missões. Foi um momento importante que deu conta da abrangência da Ser Mais Valia e mostrou, sobretudo aos novos associados, papeis e contextos de atuação.

Seguiu-se uma reflexão, mais individualizada, e partilha de perspetivas em torno das questões: “Para onde vamos?” “Com quem vamos?” e “Como vamos?”  que deu voz a todos os associados.   Foi aqui realçada a importância de integrar ‘novos ‘amigos’ neste nosso caminho. Para finalizar foi feita a entrega dos cartões da SER MAIS-VALIA aos novos associados

O almoço aconteceu pelas 13h30 nos claustros da FPCE e, no final, foi cantado os parabéns à nova associada Teresa Furtado, aniversário celebrado com um bolo de chocolate pensado para o efeito!

A tarde foi preenchida por uma visita ao Museu da Santa Casa da Misericórdia tão bem conduzida pelo seu coordenador Dr. Raul Mendes. Foi um momento de interesse cultural que deu a conhecer um pouco da história das Misericórdias em Portugal.

 

E depois… através da rede social WhatsApp foi-se dando conta do ‘chegar bem a casa’ e do quão importante estes momentos significam para criar laços e rede entre todos.

 

Teresa Pessoa
Voluntária da SMV